Curso de Engenharia de Aquicultura realiza Dia de Campo AquaIF – Campus Foz do Iguaçu

EXTENSÃO

Curso de Engenharia de Aquicultura realiza Dia de Campo AquaIF

Publicado em

Copiado!
Os acadêmicos receberam estudantes do Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Manoel Pereira Pena e os guiaram por ambientes do curso.

O curso de Engenharia de Aquicultura do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu promoveu, nesta sexta-feira (17), o evento “Dia de Campo AquaIF”, como parte integrante da disciplina “Extensão Rural e Aquícola”, ministrada pelo professor Sidnei Klein. Na oportunidade, os acadêmicos receberam 50 estudantes do Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Manoel Pereira Pena e os guiaram por ambientes do curso.

As turmas foram divididas em grupos que percorreram oito estações: “Maricultura”; “Reprodução”, “Ração”, “Qualidade da Água”, “Piscicultura”, “Aquaponia”, “Ranicultura” e “Ornamental”. Em cada estação, acadêmicos de Engenharia realizaram uma breve explanação, abordando aspectos técnicos, econômicos e ambientais de cada uma das áreas.

A atividade foi organizada pelos futuros engenheiros, sob orientação dos professores do curso, em especial do professor Sidnei, responsável pela disciplina de Extensão. Na oportunidade, os graduandos tiveram o desafio de planejar todo o evento e executá-lo de modo a colocar em prática os conteúdos repassados na disciplina de Extensão Rural, tais como as estratégias de difusão de informações e de tecnologias para o público, de forma acessível e prática. Além disso, o Dia de Campo proporcionou a troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes de diferentes níveis de ensino, dando visibilidade ao curso.

Para o estudante do 8º período de Engenharia de Aquicultura, Gilson Bueno Júnior, organizar o Dia de Campo foi uma experiência muito desafiadora, por ser o primeiro evento organizado por eles, mas o resultado foi muito positivo. “A atividade foi muito importante para nos aproximarmos da comunidade externa ao IF e poder apresentar nosso curso e nossa estrutura. Os estudantes do Agrícola foram muito participativos, tornando o evento ainda mais produtivo”, ressaltou.

“Valeu muito a pena ter vindo ao Dia de Campo. Todo mundo que tá aqui já tem uma base em Aquicultura, mas quando a gente vem aqui, a gente vê que é algo muito maior que a gente imaginava. Foi uma nova experiência, que trouxe muitos aprendizados e foi muito importante saber que é um campo em expansão e que vai gerar muitas oportunidades”, destacou o estudante do 3º ano do Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola, Juan Paulo Granemann.

O diretor-geral do Campus, Anderson Coldebella, prestigiou o evento e agradeceu a presença dos representantes e estudantes do Colégio Agrícola no Campus. O diretor enalteceu, também, os esforços dos acadêmicos de Engenharia na organização do Dia de Campo e a importância da atividade na projeção do curso. Por fim, ele encerrou sua fala fazendo um convite aos futuros técnicos em Agropecuária para que venham estudar Engenharia de Aquicultura no IFPR.

O álbum completo com as fotos do evento estão lá no nosso Face.

Topo