Estudantes da Duke University (EUA) participam de intercâmbio cultural no Campus – Campus Foz do Iguaçu

Internacional

Nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30), graduandos da Duke University, situada no estado da Carolina do Norte (EUA), visitaram o IFPR – Campus Foz do Iguaçu para participar da 3ª edição do “Food Talk: IFPR e Duke University”. Na ocasião, os alunos foram recepcionados por professores e estudantes do curso de Tecnologia em Gastronomia e participaram de um intercâmbio cultural focado na Gastronomia enquanto elemento identitário.

O “Food Talk: IFPR e Duke University” faz parte do Programa Duke Engage Brazil/Paraguay e inclui apresentações socioculturais sobre as regiões brasileiras, abordando aspectos geográficos e, em especial, hábitos alimentares, singularidades regionais, ingredientes e pratos típicos. Para complementar a programação, os acadêmicos da Duke compartilharam um pouco sobre a culinária e a cultura gastronômica dos EUA.

Entre os destaques da atividade, estiveram os momentos de degustação, em que os participantes provaram pratos e ingredientes representativos da gastronomia de Norte a Sul do Brasil. Os estudantes experimentaram alimentos e comidas típicas como pinhão, tapioca, frango com quiabo, cuca, queijo canastra com goiabada, mousse de cupuaçu, pamonha e polenta. Por outro lado, eles enriqueceram a experiência, trazendo uma tradicional torta de maçã e comidas indianas: Khichidi chawal aam ki achar (arroz condimentado com chutney de manga) e Dahi chawal (arroz com iogurte), já que dois dos estudantes possuem essa ascendência.

Na sequência, os estudantes visitaram a Aromateca, acervo do Campus que apresenta vários tipos de especiarias, colecionadas em vidros hermeticamente fechados para a conservação dos aromas, além de fichas com breve histórico de cada espécie, informações sobre propriedades funcionais e nutricionais, origem e a utilização referentes à culinária.

No segundo dia, foram realizados workshops de chipa e brigadeiro, ministrados pelos estudantes de Gastronomia do IFPR.

Para Alexandria Urbinia, representante do Programa Duke Engage, o evento foi uma oportunidade para os estudantes aprenderem sobre as semelhanças e diferenças entre as culinárias, especiarias, sabores e tradições de quatro países—EUA, Brasil, Paraguai e Argentina. “Com essa prática, aprendemos que há uma troca e influência internacional, o que cria uma bela tapeçaria de deliciosas criações culinárias para aproveitar com amigos novos e antigos”, destacou.

A atividade foi coordenada pela professora Paola Stefanutti. Para ela, o Food Talk proporciona o protagonismo dos graduandos enquanto detentores do conhecimento, fomenta a gastronomia como aspecto identitário e incentiva a pesquisa e os estudos na área de alimentação.