Estudantes do FIC de Defensor/a Popular do IFPR Foz realizam estágio na Defensoria Pública do Estado – Campus Foz do Iguaçu

Formação Continuada

O curso de Defensor/a Popular está sendo ofertado de forma inédita no IFPR Foz. A primeira turma ingressou em agosto de 2022 e se formará em março deste ano.

Vinte e cinco estudantes do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Defensor/a Popular, promovido peloInstituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), estão realizando estágio na Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE/PR), como forma de complementar a formação recebida em sala de aula.

Segundo o coordenador do curso, professor Luiz Henrique Pastore de Oliveira, a vivência na Defensoria é uma oportunidade importantíssima para as futuras e futuros defensores/as populares.

A servidora da Defensoria, Naira Frutos, explica que os estagiários estão tendo a oportunidade de vivenciar as peculariadades de cada caso da Defensoria. Segundo ela, mesmo que sejam demandas em comum, nem sempre as necessidades e encaminhamentos são os mesmos.

“Tem sido uma experiência bastante rica, no sentido de dar visibilidade também à importância da Defensoria na comunidade, uma vez que, mesmo dentro das poucas áreas atendidas, é perceptível verificar as diversas vulnerabilidades que perpassam pela população assistida. É importante também colocar a Defensoria de portas abertas para dar visibilidade a seu trabalho e isso vale para toda a comunidade”, Naira Frutos, servidora da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

Para o aluno Gabriel Martins, o período de estágio na Defensoria Pública é uma experiência inigualável e repleta de aprendizados.

“A convivência com as demandas da população que tem os seus direitos violados reforça a necessidade da luta diária pela garantia da efetivação dos direitos humanos na sociedade. Como acadêmico do curso de Direito e defensor dos direitos humanos, só tenho o que agradecer ao IFPR e a toda a equipe da DPE por proporcionarem aos estudantes essa experiência sensível e humanizada”, ressalta.
Gabriel Martins, estudante do FIC e estagiário na Defensoria Pública

Sobre o curso de Defensor/a Popular

O curso de Defensor/a Popular está sendo ofertado de forma inédita pelo IFPR – Campus Foz. A primeira turma ingressou em agosto de 2022 e se formará em março deste ano. O objetivo é capacitar profissionalmente jovens e agentes sociais como Defensoras e Defensores Populares para atuar no dia a dia em situações de violações aos Direitos Humanos relacionados ao direito à moradia, à cidade, à saúde, entre outros. Além disso, as defensoras e defensores populares poderão orientar suas comunidades na mediação de conflitos, em ações de conscientização, em organizações sociais,  buscando caminhos para garantir a aplicação dos direitos sociais.

“O diferencial é que além dos conteúdos teóricos, o curso conta com aulas de campo, práticas artísticas, ações em comunidades de Foz do Iguaçu e uma vivência na Defensoria Pública do Estado, para acompanhar de perto os atendimentos feitos na instituição”, explica o coordenador do curso, professor Luiz Henrique.