IFPR abre edital para ingresso em Especialização gratuita em Internet das Coisas – IoT – Campus Foz do Iguaçu

Especialização

Inscrições estão abertas até 28/10.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu lançou, nesta segunda-feira (03), o edital de abertura para o Processo Seletivo Simplificado para ingresso no curso de Especialização em Internet das Coisas – IoT. A pós-graduação Lato Sensu é gratuita e conta com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu. As inscrições ficarão abertas até 28/10/2022, com início das aulas previsto para o dia 06/03/2023.

O curso será ofertado na modalidade presencial, nas instalações do IFPR Foz (Av. Araucária, 780, Vila A). Ao todo, serão ofertadas 30 vagas, destinadas aos diversos profissionais graduados em Ciência da Computação, Informática, Engenharias ou áreas afins, ou que atuem como desenvolvedores de sistemas, analistas, propositores de soluções, funcionários do setor da economia denominado P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ligados à área de tecnologia.

O processo de seleção terá duas etapas: mérito dos candidatos (análise do Currículo Lattes e análise de Memorial Descritivo) e verificação e comprovação das cotas e vagas reservadas relativas aos candidatos que optaram por essas políticas.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponivel no Protocolo da Secretaria.

Sobre a Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) está relacionada à conexão de objetos do mundo físico à Internet. É uma tecnologia que cresce no mundo todo, sendo cada vez mais comum o uso de objetos conectados, como eletrodomésticos, óculos, elevadores e meios de transporte. Em escala maior, encontramos cidades inteligentes, Internet industrial, fazendas inteligentes, atendendo a diferentes demandas da sociedade.

A Especialização oferecerá formação teórica e prática focada em problemas reais, contribuindo para o desenvolvimento de soluções criativas e de projetos de diferentes portes em IoT. Além das disciplinas técnicas, como Prototipagem e Design, haverá aquelas voltadas à criação de novos negócios e à cultura do empreendedorismo e da inovação.