3º Encontro dos Núcleos de Arte e Cultura e 3º Encontro de professores de Arte do IFPR agitam o Campus Foz – Campus Foz do Iguaçu

Arte e Cultura

Entre os dias 25 e 26 de agosto, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu sediou o 3º Encontro dos Núcleos de Arte e Cultura do IFPR e o 3º Encontro de professores de Arte do IFPR. Sob o tema “Tempos de (Re)existência da Arte e da Cultura no IFPR”, os eventos tiveram uma programação repleta de atrações e foram marcados por muita alegria e emoção.

Além de falas de boas-vindas, a abertura contou com a apresentação cultural “Folia Poética”, do grupo de teatro formado por estudantes dos cursos técnicos do IFPR, sob direção do professor  Givaldo de Oliveira. No repertório, interpretações dos poemas “Canção do exílio”, “Trem de ferro”, “Ou isto ou aquilo”, “José”, entre outros clássicos.

No bate papo de abertura, a diretora de Ensino do IFPR, Patrícia Maciel, e a Professora Carla Giane Fonseca do Amaral (IFSul) abordaram a importância da arte em tempos tão desafiadores. A conversa foi mediada pela diretora de Extensão, Arte e Cultura, Mônica Luiza Simião Pinto.

Por meio de videoconferência, o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, proferiu fala desejando sucesso ao evento. Também participaram deste primeiro momento, o Pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Estevam;  o diretor-geral do Campus Foz do Iguaçu, professor Anderson Coldebella; a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus, Adriana Somavilla; e a diretora de Planejamento e Administração, Monice de Freitas Aquino.

Oficinas e diálogos

A tarde do primeiro dia foi de muita mão na massa com a realização de três oficinas bem diversificadas: “Processo experimental em Mobgrafia”e ministrada pelo professor Rafael Schultz Myczkowski; “Cinema de Bolso”, ministrada pela professora Katyuscia Sosnowski e pelo discente Kevyn Zornita de Quadros; e Oficina de Tie Dye, ministrada pela professora Maura Aparecida de Paula Santos.

Ao final da tarde, houve o momento de reunião dos professores de Artes do IFPR intitulado “Diálogos resistentes: Uma roda de conversa  – Arteira”, atividade coordenada pela professora Katyuscia Sosnowski.

A programação do primeiro dia foi encerrada com o espetáculo teatral “Vagamundos”, da Companhia Entre Fronteiras Teatro, com direção de José Ramón Castillo.

O segundo e último dia do evento foi composto pela Plenária do 3º Encontro dos Professores de Artes e Núcleos de Arte e Cultura do IFPR, coordenada pela diretora de Extensão, Arte e Cultura (Diext), Mônica Luiza Simião.

“O evento superou nossas expectativas. Acho que os frutos que saem daqui são muito da reflexão do contexto histórico que estamos vivendo e do momento de resistência da arte e da cultura dentro do Instituto. Saímos daqui com o coração quentinho, com a sensação de que muitas coisas boas virão a partir destes encontros”, ressaltou a diretora.

Confira mais fotos no álbum do evento na página do Facebook do IFPR Foz.