IFPR Campus Foz sedia Encontro de Gestão de Pessoas, Encontro dos Contadores e Forpladi 2023 – Campus Foz do Iguaçu

Institucional

Entre os dias 04 e 05 de julho, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu sedia três importantes eventos da Instituição: o “Encontro Anual de Gestão de Pessoas do IFPR”, o “Fórum de Planejamento, Administração, Desenvolvimento Institucional e TI – FORPLADI 2023” e o “Encontro dos Contadores do IFPR”. A abertura conjunta dos eventos ocorreu na manhã desta terça-feira (04).

Cada evento conta programação própria, mas entre os objetivos comuns estão a promoção de trocas de experiências, novos aprendizados e a integração institucional. Ao todo, 160 servidores de diferentes áreas, vindos da Reitoria e dos diversos Campi vieram até Foz do Iguaçu para participar das reuniões, palestras e dinâmicas.

Abertura

A abertura teve início com a fala do diretor geral do Campus Foz, professor Anderson Coldebella. Na oportunidade, ele desejouboas-vindas aos participantes e desejou sucesso aos eventos.

Na sequência, a pró-reitora de Gestão de Pessoas do IFPR, Karina Bonilaure, falou da importância de se criar espaços de encontro e de debate.“Isso é muito importante para a construção de nossa identidade, repensarmos o quanto nosso trabalho tem significado, o quanto fazemos parte de algo muito maior e transformador. É o momento para aperfeiçoar nossos conhecimentos e nossas práticas, pensar em soluções para nossos problemas e para sermos felizes no que fazemos”, ressaltou a pró-reitora.

O pró-reitor de administração do IFPR, Gutemberg Ribeiro. “Estamos aqui para pensar a gestão e, quando falamos nisso, estamos falando de ‘planejar’, ‘organizar’, ‘coordenar’ e ‘controlar’. É um desafio muito grande para todos os servidores do IFPR, porque nós crescemos, mas nosso orçamento não acompanhou esse crescimento. O que vamos fazer nestes dois dias é pensarmos num bom plano de gestão, para otimizar nossos resultados e nos tornar mais fortes”.

Em seguida, foi a vez do pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento do IFPR, Paulo Tetuo Yamamoto, fazer suas considerações. “Esta troca de experiências entre os 26 Campi e a Reitoria é fundamental para o cumprimento da nossa missão que é atender cada vez melhor a comunidade paranaense. Que possamos sair destes eventos muito mais fortalecidos e com os sonhos cada vez mais elevados para que, no próximo ano, possamos cumprir tudo o que discurtirmos aqui.”, disse o pró-reitor.

O deputado federal Elton Carlos Welter foi o convidado externo que compôs a mesa diretiva. Em sua fala, ele destacou a importância dos Institutos Federais para o desenvolvimento regional e o papel estratégico que os servidores desempenham neste sentido.

O reitor do IFPR, OdacirAntonioZanatta,encerrou o evento enfatizando a importância de se promover eventos que pensem soluções para nossos problemas. “Precisamos continuar valorizando a carreira dos técnicos, aproveitar o potencial dos TAEs como educadores por meio de oferta de bolsas, buscar recursos extra-orçamentários, criar formas ágeis de executá-los. Esperamos que a oportunidade criada aqui seja para seguirmos melhorando naquilo que já estamos fazendo bem feito”, finalizou o reitor.

Cada evento seguiu em separado, com sua programação específica. Entre os assuntos que serão abordados nas palestras estão o “SUAP”, “captação de recursos extra orçamentários”, “PDI, Governança, Metas e Indicadores”, por parte do Forpladi. E, por parte do Encontro de Gestão de Pessoas, “SouGov”, “qualidade de vida” e “cultura de paz nos IFs”.