IFPR e Unila realizam aula inaugural do Curso FIC de Defensor (a) Popular – Campus Foz do Iguaçu

Formação Continuada

IFPR e Unila realizam aula inaugural do Curso FIC de Defensor (a) Popular

O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) deDefensor/a Popular, promovido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), realizou sua aula inaugural nesta sexta-feira (05).

Com a participação de cerca de 40 estudantes, a abertura contou com a participação do diretor-geral do Campus, Anderson Coldebella; do coordenador do curso, professor Luiz Henrique Pastore (IFPR); da professora co-organizadora, Cecília Angilieli (Unila); e da psicóloga e servidora da Defensoria Pública, Naíra Frutos Gonzales.

Após apresentação da comissão organizadora e da proposta do curso, os ingressantes participaram de uma dinâmica em grupo. Na ocasião, eles realizaram automapeamento de onde moram e das áreas onde atuam ou podem atuar como defensores populares.

Sobre o curso

As aulas dos curso FIC de Defensor (a) Popular serão gratuitas e ocorrerão até 31/03/2023, todas as sextas-feiras, das 14h às 18h, no IFPR – Campus Foz do Iguaçu. A capacitação é voltada para o ensino de temáticas de Direitos Humanos aplicados à realidade de Foz do Iguaçu e da tríplice fronteira, em colaboração com a Defensoria Pública do Estado do Paraná e a Unila.

O objetivo é capacitar profissionalmente jovens e agentes sociais como Defensoras e Defensores Populares para atuar no dia a dia em situações de violações aos Direitos Humanos relacionados ao direito à moradia, à cidade, à saúde, entre outros. Além disso, as defensoras e defensores populares poderão orientar suas comunidades na mediação de conflitos, em ações de conscientização, em organizações sociais,  buscando caminhos para garantir a aplicação dos direitos sociais.

“O diferencial é que além dos conteúdos teóricos, o curso conta com aulas de campo, práticas artísticas, ações em comunidades de Foz do Iguaçu e uma vivência na Defensoria Pública do Estado, para acompanhar de perto os atendimentos feitos na instituição”, explica o coordenador do curso, professor Luiz Henrique Pastore de Oliveira.

Sorteio Vagas Remanescentes

O IFPR – Campus Foz do Iguaçu tem uma ótima notícia para quem ainda tem o desejo de ingressar no curso de Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) deDefensor/a Popular e ainda não se inscreveu.

No dia 15/08, haverá Sorteio Público para o preenchimento de dez vagas remanescentes.As inscrições para participar do sorteio estão abertas até o dia 14/08 e podem ser realizadas pelo formulário eletrônico. Para participar, as (os) candidatos deverão ter, no mínimo, escolaridade equivalente a Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) completo; e ter, no mínimo, 14 anos de idade.

Leia mais aqui.