Manejo de rãs no IFPR Foz é tema de programa de TV – Campus Foz do Iguaçu

Manejo de rãs no IFPR Foz é tema de programa de TV

Esta semana, a equipe do programa de televisão “Caminhos do Oeste” visitou o IFPR – Campus Foz do Iguaçu com o objetivo de produzir uma reportagem sobre os potenciais da criação de rãs na região. Além de conhecer os aspectos biológicos e econômicos envolvidos na ranicultura, os responsáveis tiveram a oportunidade de degustar pratos à base de rãs, elaborados no Laboratório de Gastronomia do Campus.

A visita da equipe começou pelo ranário, local onde as rãs são criadas – desde a fase de girinos, até o momento em que já estão prontas para o abate. A equipe foi guiada pelo professor do curso de Engenharia de Aquicultura e do Técnico em Aquicultura, Bruno Erno Steckling, que coordena o Projeto de Extensão “Instalação e Manejo de Ranicultura”.

O coordenador falou sobre as potencialidades da ranicultura, abordando as técnicas de manejo, desafios e os atrativos da carne de rã. “O cultivo de rã na região é bastante promissor, especialmente, para suprir as demandas dos restaurantes e mercados de Foz do Iguaçu. Por isso, é tão importante a formação de profissionais nessa área, bem como o incentivo aos produtores locais”, ressalta o professor Bruno Erno.

Além do ranário, a repórter Querolaine Simões conheceu as instalações do Laboratório de Aquicultura e pode saber um pouco mais sobre a área de atuação dos futuros técnicos e engenheiros de Aquicultura. “Nem imaginava o tamanho da responsabilidade de cursos nessa área. Pude conhecer a fundo os projetos desenvolvidos e comparo sua importância ao trabalho dos agrônomos, só que atuantes em cultivos nas águas”, destaca a repórter.

Degustação

Ao final, os profissionais da TV puderam saborear um prato feito à base de carne rã, elaborados pelo chef e professor do curso Técnico em Cozinha, Anderson Thomazzoni. Ele preparou uma rã à provençal, considerado um clássico da culinária francesa.

“O que mais me deixou boquiaberta, foi saborear a rã. Cultivada no Instituto e servida ali mesmo, com requintes de uma cozinha europeia, e o melhor, uma delícia, saborosa e diferente”, finalizou a jornalista.

Sobre o programa

O “Caminhos do Oeste” é um programa regional exibido pelo Rede Massa/SBT que busca mostrar a identidade regional do Oeste Paranaense. Suas reportagens são baseadas em assuntos ligados ao agronegócio, agricultura familiar, turismo, entretenimento, cultura e culinária com enfoque na região. A matéria com o IFPR será veiculada no domingo, 21, às 10h.

Manejo de rãs no Laboratório de Aquicultura
Rã à Provençal preparada pelo professor e chef Anderson Thomazzoni