NAPNE/IFPR Foz organiza campanha “Abril Azul” em alusão ao Mês de Conscientização sobre o Autismo – Campus Foz do Iguaçu

inclusão

NAPNE/IFPR Foz organiza campanha “Abril Azul” em alusão ao Mês de Conscientização sobre o Autismo

Publicado em

Copiado!
Programação inclui palestras com especialistas, rodas de conversas com estudantes autistas e familiares, distribuição e difusão de material informativo e atos simbólicos em defesa da educação inclusiva.

Estudos revelam que o número de estudantes com autismo vem crescendo a cada ano nas escolas de todo o país. Somente no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, o aumento de alunas e alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) quintuplicou em três anos.

Para refletir sobre o aumento desta presença no Campus e os desafios impostos no cotidiano escolar, o Núcleo de Atendimento para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFPR – Campus Foz organiza a Campanha “Abril Azul”. Ao longo de todo o mês, serão realizadas diversas ações voltadas à conscientização sobre o Autismo, em especial de adolescentes e adultos.

A programação inclui palestras com especialistas, rodas de conversas com estudantes autistas e familiares, distribuição e difusão de material informativo e atos simbólicos em defesa da diversidade e da educação inclusiva. As atividades serão divulgadas nos canais de comunicação do Campus e destinam-se à comunidade interna, neste primeiro momento.

Segundo explica o coordenador do NAPNE, Matheus Amparo, que também é professor de Educação Especial do Campus e responsável pelo Atendimento Educacional Especializado dos estudantes com TEA, “é importante realizar ações que possam conscientizar toda a comunidade escolar sobre o que é o autismo, as principais características e como lidar para que possamos evitar o preconceito, a discriminaçao e criar uma cultura inclusiva que respeite e valorize as diferenças”.

Topo