Professores de escolas públicas de Foz participam de capacitação em Robótica e Programação no Campus – Campus Foz do Iguaçu

EXTENSÃO

Professores de oito escolas do município de Foz do Iguaçu participaram uma formação básica nas áreas de Programação, Robótica Educacional e Cultura Maker

Entre os meses de setembro e novembro deste ano, treze professores de oito escolas do município de Foz do Iguaçu participaram uma formação básica nas áreas de ProgramaçãoRobótica Educacional Cultura Maker ofertada pelo Projeto de Extensão IFPR Maker. A coordenação da atividade foi do professor Evandro Cantú, com a participação dos professores e técnicos que atuam na área de Informática e Desenvolvimento de Sistemas.

Ao todo, foram ofertadas sete oficinas presenciais, sendo cada uma com 3 horas de duração. Entre os conteúdos ministrados estavam: Introdução à Instrumentação Eletrônica; Introdução à Programação em Blocos; Projeto e Impressão 3D; e outros.

O professor da Rede Municipal de Ensino e coordenador de Robótica da Secretaria Municipal de Educação, Valmir Bueno, participou da capacitação e acredita que ela vai ao encontro das atuais exigências no âmbito da educação básica. “A formação ofertada pelo Projeto nos ajudou a pensar estratégias de ensino em que a parte técnica dialoga com as outras disciplinas. Iniciativas como esta do IFPR contribui para fornecer aos professores em sala de aula as bases para trabalhar temas aos quais eles ainda não estão completamente familiarizados. Espero que haja novas formações como esta”, ressalta o professor.

O coordenador Evandro Cantú ressaltou que a iniciativa de realizar um intercâmbio de conhecimento com os professores da educação pública do município foi uma experiência bastante desafiadora e enriquecedora, com a geração de importantes resultados. “Foi muito positivo realizar esta troca aqui no Campus. Os professores vieram com suas vivências e nós tivemos a oportunidade de ajustar os conteúdos de modo que eles mantivessem o interesse e adquirissem conhecimentos que pudessem ser aplicados em salas de aula”.

A equipe do Projeto de Extensão IFPR Maker planeja novas atividades para o próximo ano. Entre as ideias, está um segundo módulo desta capacitação ofertada aos professores e novas oficinas destinadas a estudantes de escolas públicas de Foz e região.

Além do professor Cantú, compõem o projeto os professores: Daniel Di Domenico, Jefferson Chaves, Juliana Benacchio, Humberto Beneduzzi e o técnico Charles Busarello.