Projeto “Mulheres na Ciência ” luta por inserção feminina no meio científico – Campus Foz do Iguaçu

Pesquisa e Extensão

Projeto “Mulheres na Ciência ” luta por inserção feminina no meio científico

Publicado em

Copiado!

Mesmo com o distanciamento imposto pela pandemia de Covid-19, o Projeto de Extensão “Mulheres na Ciência e no Ambiente Acadêmico” do IFPR – Campus Foz do Iguaçu segue atuante. Coordenado pelas professoras Márcia Tiemi Saito e Carla Renata Garcia Xavier da Silva, o objetivo é envolver as alunas nas reflexões em torno da relação entre questões de gênero e a atividade científica.

A pertinência de se pensar ações com esse enfoque fica evidente se considerarmos que as mulheres foram excluídas da educação formal por muitas décadas, sempre relacionadas a menor capacidade intelectual e cognitiva. Até hoje, a maior carga de serviços domésticos e cuidados familiares é deixada para as mulheres, na maioria das vezes, gerando disparidades no meio acadêmico.

Para conscientizar e lutar por maior representatividade das mulheres no meio acadêmico e científico, as professoras e as alunas bolsistas e voluntárias estudam a história de mulheres cientistas que fizeram grandes contribuições à ciência e as dificuldades que elas enfrentaram pelo fato de serem mulheres. Por meio das redes sociais, elas divulgam essas histórias.

“Em tempos em que a ciência tem sido descredibilizada, o projeto tem ido na contramão, ressaltando a importância do fazer científico e, principalmente, da participação das mulheres nesse meio”, destaca a professora Márcia Saito.

Confira as trajetórias e contribuições dessas cientistas super interessantes que deixaram seu nome marcado na História nas redes sociais do Mulheres na Ciência: Instagram:@mnaciencia Na página do Facebook:

Topo