Projetos do IFPR ajudam professores e alunos a usar plataformas digitais – Campus Foz do Iguaçu

Pesquisa e Extensão

Projetos do IFPR ajudam professores e alunos a usar plataformas digitais

Projetos desenvolvem tutoriais em vídeo e manuais escritos para uso de plataformas digitais de educação online

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm sido amplamente utilizadas nesses tempos de pandemia e de isolamento social com o intuito de promover atividades pedagógicas a distância. Pensando nisso, o IFPR – Campus Foz do Iguaçu  está desenvolvendo tutoriais em vídeo e manuais escritos com o intuito de auxiliar professores e alunos a utilizarem plataformas digitais gratuitas e amigáveis.

A iniciativa resulta do Projeto de Extensão “TDICs e a língua estrangeira moderna: uma prática inclusiva e flexível” e do Projeto de Pesquisa “A implementação de metodologias ativas nas aulas de língua Inglesa do Campus Foz do Iguaçu”, coordenados pela professora Patrícia de Lara Ramos, com vice-coordenação do professor Dênis Antonio Silva e  participação dos alunos bolsistas Ricardo Daniel Gayoso Torrez e Stephanie Lima Ho.

A professora Patrícia explica que, ao longo de toda a quarentena, eles têm trabalhado para produzir materiais que possam facilitar o acesso de professores a ferramentas digitais voltadas à elaboração de aulas e estabelecimento de uma comunicação mais organizada com suas turmas.

Os primeiros vídeos produzidos têm como tema o acesso ao Google Classroom, ferramenta on-line  que auxilia professores, alunos e escolas oferecendo um espaço gratuito para a realização de aulas virtuais. No material audiovisual, há um passo-a-passo para alunos utilizarem o ambiente virtual e para professores explorarem suas potencialidades. Tudo de forma bastante didática e de fácil compreensão.

Para ter acesso ao material que está sendo produzido, acesso o canal do Projeto . Se quiser conferir os tutoriais escritos, clique aqui.

Confira o nome de todos os alunos participantes:

• Stephanie Lima Ho (orientanda Projeto de Extensão)
  • Ricardo Daniel Gayoso Torrez (orientando Projeto de Pesquisa)
  • Gustavo Ferreira de Olveira (voluntário)
  • Dyogo Romagna Bendo
  • Alana Brandão de Oliveira (voluntária)
  • Matheus Santos Lopes (voluntário)
  • Natan Teixeira Gabriel da Silva (voluntário)
  • Sarah Klock Mauiricio (voluntária)