IFPR campus avançado Goioerê realizou Encontro Regional de Filosofia e Ciências Humanas – Campus Avançado Goioerê

Eventos

O Campus Avançado de Goioerê, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), através do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em formação Docente, promoveu o Segundo Encontro de Regional de Filosofia e Ciência Humanas.

Realizado, nos dias 05 e 06,  nas dependências do Campus, o evento trouxe como tema central as humanidades e o mundo do trabalho. O evento foi planejado e executado pelo Comitê Científico do Campus, presidido pelo professor Dr. José Mateus Bido e coordenado o pelo professor Dr. Emerson Ferreira da Silva.

O professor José Mateus Bido relatou que “o evento foi realizado por várias mãos, contando com a presença de professores, técnicos e estudantes do compus Goioerê”. Segundo o professor, a temática foi enriquecida pelas atividades programadas, que contou com a presenta da Professora Dra. Maria Lucia Büher Machado, do Campus Paranaguá do IFPR, que proferiu a palestra O Mundo Do Trabalho – desafios formativos para as Ciência Humanas.

O evento também promoveu uma mesa de discussão com a temática: As Licenciaturas: As ciências humanas em debate, a qual contou com a presença de professores de diferentes instituições, como a da professora Dra. Anna Maria Lorenzoni do departamento de filosofia da UNIOESTE- Campus Toledo, dos professores Me. Carlos Nilton Poyer, do Departamento de História da UNESPAR – Campus Campo Mourão, professoras Dra. Sandra Carbonera Yokoo e Dra. Valéria Barreiro Postali Santana do Departamento de Geografia da UNESPAR, também de Campo Mourão e com o Representante do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Humano e Social (IPARDES), Marcelo Antonio.

O evento promoveu minicursos, oficinas, roda de conversa e teve seu encerramento marcado pela palestra Desafios À Formação Humana: O trabalho como princípio formativo, proferida pelo professor Me. Rafael Egidio Leal e Silva do IFPR Umuarama.

O propósito do evento é fortalecer os estudos, debates e produções nas diferentes áreas das Ciências humanas, aproximando o IFPR das comunidades da mesorregião de Goioerê e colhendo delas informações pertinentes à ampliação dos trabalhos educativos propostos pelo Campus Goioerê.

O professor José Mateus Bido informou que o Campus está com consulta pública aberta para coleta de informações sobre possíveis ofertas futuras de educação superior. Para participar da consulta pública, acessar o link: https://forms.gle/tuAejB2GDnVvVDs57

Créditos do texto: Jornal Tribuna da Região