Projeto Teatro e Sociedade valoriza a produção cultural no IFPR – Campus Avançado Goioerê

Projeto

Projeto Teatro e Sociedade valoriza a produção cultural no IFPR

Publicado em

Copiado!
Projeto Teatro e Sociedade

No dia 13 de maio de 2019, o grupo Enótita (projeto de ensino: Teatro e Sociedade) apresentou o espetáculo “Todos Fomos Alunos” para os estudantes do 1° ano do curso Técnico em Produção de Moda e o 2° ano do Técnico de Informática do Campus Avançado Goioerê. A apresentação foi realizada como proposta de conscientização da importância dos projetos realizados pelo Instituto Federal. Projetos esses, que valorizam a produção cultural e as ações de ensino e extensão no âmbito da educação básica, essenciais à manutenção do ensino na rede federal.

A professora Josiane Aguirre, assistiu as apresentações e enfatizou que em suas aulas no 1º ano de moda, tem discutido os temas de comunicação, moda e consumo e como realizar um resumo crítico do tema. “Percebi que a sensibilização do teatro, possibilitou um diálogo sobre autonomia, proporcionando aos alunos quanto à participação em sala, a abertura para ser responsável por si mesmos. Já no 3º de informática, temos trabalhado na disciplina de sociologia sobre Identidade e consumo, a partir do Ser que é substituído pelo Ter na contemporaneidade, e o teatro facilitou muito essa compreensão da construção do conhecimento a partir da fala dos alunos.”

Paralelo a essas atividade, o projeto recebeu a visita de um grupo de estudantes do IFPR campus Pitanga, para participar de um workshop de iniciação teatral com o professor Marcelo Colavitto.

A professora Dr. Tânia Rosseto, especialista em artes visuais, trouxe-os com o intuito de estabelecer intercâmbio entre os campi ampliando as possibilidades de ensino da arte. Essa foi a primeira de futuras partilhas de conhecimentos interdisciplinares dentro do campo da arte.

Ao final da oficina, que teve uma avaliação bastante positiva, surgiu o convite para que o grupo Enótita, do projeto de Ensino: Teatro e Sociedade II, se apresente no campus Pitanga no próximo mês. Essa iniciativa demonstra ser uma parceria consistente que promete render bons frutos para o futuro da arte no âmbito dos Institutos Federais do Paraná.

Topo