Semana de Latinidades ocorreu no Campus Avançado Goioerê – Campus Avançado Goioerê

Semana de Latinidades ocorreu no Campus Avançado Goioerê

A Semana de Latinidades, ocorrida entre os dias 04 e 06 de outubro de 2023, trouxe ao Campus Avançado Goioerê uma celebração vibrante dos 55 anos do movimento Tropicália. O evento, sob a coordenação do professor de Língua Espanhola e Língua Portuguesa, Daniel Silva, teve como mote “Tropicália 55 – Uma Ovelha Negra Divina Maravilhosa”.

A Tropicália, um movimento artístico que sacudiu o cenário cultural brasileiro, se consolidou em 1968 com o emblemático álbum coletivo Tropicália ou Panis et Circencis. Este contou com a participação de ícones da música como Gal Costa e Rita Lee, que infelizmente nos deixaram recentemente. O evento, portanto, além de reverenciar a influência duradoura da Tropicália, prestou tributo a essas duas luminares da música latino-americana.

Um detalhe curioso enriqueceu ainda mais a preparação do evento: a contagem exata de 55 pessoas envolvidas na organização. Entre o professor-coordenador e os estudantes envolvidos, o número coincidiu com o aniversário celebrado do movimento. Durante o 3º bimestre, foram desenvolvidas atividades em 7 eixos principais: apresentações musicais, encenações teatrais, segmentos de rádio, mostras de filmes, apresentações de contos, poemas e canções, além dos esforços de divulgação, organização e documentação do evento.

Ao refletir sobre a magnitude do evento, o professor Daniel expressou profunda gratidão a todos os alunos que contribuíram para transformar a Semana de Latinidades em um marco cultural para a instituição.