Grupo de Pesquisa de Londrina promove evento sobre Ensino, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio – Instituto Federal do Paraná

Foi realizado no mês de julho, no Campus Londrina, o “1º Cepequinho – IFPR”. O evento teve como tema “Ciências Humanas e suas Tecnologias: Ensino, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio” e envolveu estudantes dos cursos técnicos integrados.

O evento, ocorrido no dia 1º, foi organizado pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (Cepech), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq formado por professores de Ciências Humanas e Linguagens do campus.

Palestras

Participaram das atividades do 1º Cepequinho alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Biotecnologia e em Informática e também do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas.

O evento foi aberto pelo professor Marcelo Lupion Poleti, diretor-geral do Campus Londrina, e, na sequência, foi iniciado o ciclo de palestras com o professor Eduardo Borghi, que falou sobre ações afirmativas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e também sobre política de cotas e programas de apoio e permanência.

Os estudantes do curso de Artes Visuais da UEL Felipe Maia Conde e Henrique Yuri Gustavo Peraqui ministraram palestra intitulada “Game e design: um panorama histórico da produção de jogos eletrônicos”.

Atual presidente do Grêmio Estudantil do Campus Assis Chateaubriand do IFPR, o estudante Matheus Daltoé fez um relato da sua experiência ao criar o referido grêmio do campus ao qual pertence.

O professor de Biologia do Colégio Interativa Fábio Brusch abordou o tema “A iniciação Científica para Jovens no Brasil e no Mundo”. Na palestra, ele falou sobre a importância da pesquisa desde os primeiros anos da formação escolar, a fim de desenvolver nos estudantes habilidades investigativas.

Comunicações orais

As comunicações orais foram um dos destaques do evento e permitiram a troca de saberes e experiências entre os participantes, possibilitando a divulgação das pesquisas das quais eles participam.

Segundo Guilherme Braga, estudante do curso de Biotecnologia (integrado), o Cepequinho é uma iniciativa “revolucionária”: “O evento estimula a produção e a valorização das Ciências Humanas, principalmente no Ensino Médio, etapa escolar em que nem sempre isso ocorre”.

Apresentações culturais

O 1º Cepequinho encerrou as atividades em clima festivo, com shows da “Banda do Viggs” e “Cabeças Voadoras”, dos campi de Londrina e de Telêmaco Borba, respectivamente. Os dois grupos são formados por professores e estudantes do IFPR.

Para o professor Reinaldo Benedito Nishikawa, coordenador do Cepech, a realização do 1º Cepequinho é a concretização de um sonho antigo, que visa ao fortalecimento das Ciências Humanas e Linguagens. “Ver os projetos apresentados no evento demonstra que as Ciências Humanas e as Linguagens estão mais fortes do que nunca, e esse foi o primeiro passo de um longo caminho que estamos seguindo aqui na instituição”, afirma.

Ampliação

Segundo os organizadores do evento, a ideia para as próximas edições é ampliar o evento, convidando outros campi e instituições que compreendam o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão como alicerces fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e cultural dos estudantes.

Página do Campus Londrina do IFPR
Página do Campus Londrina no Facebook