GT de Alimentos participa de evento sobre Educação Alimentar Nutricional – Instituto Federal do Paraná

GT de Alimentos participa de evento sobre Educação Alimentar Nutricional

O GT sobre Alimentação Escolar do IFPR participou, nos dias 07 e 08 de dezembro, do Seminário Regional Educação Alimentar e Nutricional – Programa de Aquisição de Alimentos: Fortalecendo ações para promoção da Alimentação Saudável, em Curitiba.

O Seminário teve como objetivo aproximar o campo da Educação Alimentar Nutricional ao universo da compra institucional de alimentos da agricultura familiar, fortalecendo ações que promovam a Segurança Alimentar Nutricional.

De acordo com um dos membros do Grupo de Trabalho sobre Alimentação Escolar do IFPR, Carlos Alberto Pereira do Rosário, “a participação no Seminário proporcionou o conhecimento do Programa de Educação Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, além de propiciar a  troca de conhecimentos dos diversos órgãos ali representados. Ouvir relatos das experiências exitosas e das dificuldades na gestão da alimentação no quesito compras institucionais do programa de aquisição de alimentos foi importante  para que possamos saber como está sendo discutido o tema a nível regional e nacional e para que possamos inserir o IFPR, e nas discussões”, afirma Rosário.

Entre as atividades, os participantes puderam destrinchar os temas envolvidos e relacionar um ao outro para avançar nas ações em prol da alimentação saudável. Entre os principais assuntos discutidos estavam “Educação Alimentar e Nutricional e a Modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos: um diálogo possível”; “Realidades, desafios e potencialidades sobre as práticas de Educação Alimentar e Nutricional e a Modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos”; e “Educação Alimentar e Nutricional e a Modalidade Compra Institucional: Uma agenda intersetorial para a promoção da alimentação saudável”.

O Seminário foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (Mdsa), em parceria com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Universidade Federal de Ouro de Preto (Ufop) e Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região, que contou com a participação de representantes dos governos federal, estadual e municipais do Paraná, lideranças da agricultura familiar, nutricionistas e profissionais ligados à aquisição de alimentos.

O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas. Estiveram presentes no Seminário os membros do Grupo de Trabalho sobre Alimentação Escolar do IFPR, Carlos Alberto Pereira do Rosário, Ezequiel Antonio de Moura e Osmair Barbosa da Silva.

Na mesma ocasião, a Assistente Social da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do IFPR, Etiene Mucelin, também membro do GT, participou do Projeto Rede, evento coordenado pela Esaf que discute a qualidade de vida no trabalho. Através da atuação da servidora no Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor, serviço vinculado Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), vêm sendo propostas ações de capacitação sobre alimentação saudável para servidores públicos federais.

Ações do GT em 2016

O Grupo de Trabalho sobre Alimentação Escolar do IFPR, instituído pela Portaria nº 1566 de 11 de novembro de 2016, finaliza o ano com importantes passos para possibilitar a oferta de Alimentação Escolar aos estudantes, bem como melhorar as condições de alimentação da comunidade acadêmica nas unidades do IFPR.

Composto por representantes de todas as Pró-Reitorias e do Gabinete do IFPR, os membros se reuniram duas vezes em seu primeiro mês de atividades e realizaram diversas ações no sentido de cumprir a finalidade do GT de promover ações orientadoras/técnicas para melhorar as condições de alimentação de estudantes e servidores.

Estão sendo realizados estudos sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e sobre recursos destinados à alimentação escolar, bem como as maneiras de realizar a compra institucional de produtos diretamente da agricultura familiar.

No início de 2017 serão realizadas atividades para levantamento de informações junto aos 25 campi sobre as condições da alimentação no IFPR e perspectivas futuras.

Grupo de Trabalho sobre Alimentação Escolar do IFPR é instituído na Reitoria