IFPR e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) fortalecem laços acadêmicos com mobilidade de imersão – Instituto Federal do Paraná

Internacional

Alunos e servidores seguram bandeiras do Brasil e de Portugal, e posam para foto

O IFPR realizou mobilidade de imersão no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), de Portugal, entre os dias 3 e 14 de setembro de 2023. A comitiva brasileira, composta por professores e estudantes de vários campi do IFPR, participou de atividades científicas, culturais e administrativas.

Em Viana do Castelo, foram realizadas visitas técnicas, dinâmicas em grupo, apresentação de pesquisas, atividades em laboratório e salas de aula.

As ações culturais contaram com visitas a museus, monumentos históricos regionais e aulas sobre o desenvolvimento regional.

As atividades administrativas e as tratativas de parceria ficaram a cargo de Nelson de Castro Neto, diretor executivo do IFPR, e Everaldo dos Santos, do Campus Paranaguá, com a participação da vice-presidente do IPVC, professora Ana Paula Vale, e do representante da Internacionalização do IPVC, Hugo Delgado.

A ação de mobilidade acadêmica resultou em:

1. Novas perspectivas aos estudantes do IFPR, uma vez que conheceram as possibilidades de continuação de seus estudos em Portugal, além de conhecimento técnico e cultural com visitas técnicas e sessões acadêmicas;
  2. Consolidação de um curso de dupla diplomação em parceria com o IPVC na área de Gestão Ambiental;
  3. Planejamento para um evento científico ainda neste ano, com a temática de Sustentabilidade;
  4. Promoção de um curso na área de Empreendedorismo Social;
  5. Parceria em pesquisa científica para a área de Internet das Coisas (IOT);
  6. Possibilidade futura de uma capacitação híbrida para servidores do IFPR, com a possibilidade de imersão de 30 dias no IPVC;
  7. Novas possibilidades de mobilidade acadêmica em vários cursos do IPVC com o IFPR.

De acordo com os representantes do IFPR que participaram da imersão, a iniciativa contribuiu para o fortalecimento dos laços acadêmicos entre as duas instituições.

Saiba mais: