IFPR é selecionado para desenvolver projeto de tecnologia assistiva – Instituto Federal do Paraná

IFPR é selecionado para desenvolver projeto de tecnologia assistiva

Na terça-feira (3), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou uma portaria indicando as 25 instituições de ensino pré-selecionadas para colocar em prática projetos de desenvolvimento tecnologias voltadas a pessoas com deficiência. Uma delas é o IFPR, cuja pré-seleção foi garantida pela proposta encaminhada pela professora Márcia Ferreira, do Câmpus Curitiba. As instituições selecionadas serão responsáveis pela elaboração de projetos de pesquisa, desenvolvimento ou inovação voltados à melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Dezoito estados e o Distrito Federal tiveram núcleos habilitados pela ação, que integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, lançado pela presidente Dilma Rousseff em fevereiro deste ano. Em 2012, o orçamento liberado para a implantação dos núcleos é de R$ 3 milhões. Cada projeto poderá receber entre R$ 100 mil e R$ 500 mil.

As 25 instituições pré-selecionadas podem se unir às universidades de Brasília (UnB), Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal de São João Del Rey (UFSJ) e Estadual do Pará (UEPA), que já têm núcleos em funcionamento. O trabalho dos núcleos será coordenado pelo Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), alocado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), em Campinas (SP).

O MCTI analisa, agora, as propostas enviadas pelas instituições de ensino para decidir qual delas será implantada em cada instituição. A previsão é de que o resultado seja publicado na próxima semana.

Instituições selecionadas

Universidade do Estado do Amazonas – AM