Com apoio do IFPR, projeto Morada dos Saberes desenvolve ações socioambientais – Instituto Federal do Paraná

Com apoio do IFPR, projeto Morada dos Saberes desenvolve ações socioambientais

O projeto Morada dos Saberes: repensando educação, ambiente e sociedade é realizado pelo Instituto Neotropical de Pesquisa e Conservação (Inpcon), e atualmente conta com o apoio do Instituto Federal do Paraná. Com o objetivo de consolidar um espaço socioambiental diferenciado em São Mateus do Sul/PR, o Morada dos Saberes funciona como um centro de informação, mobilização comunitária e formação ambiental.

Iniciado em março de 2015 e buscando ampliar os resultados desejados, o projeto vem atuando de forma participativa na elaboração de materiais, ações e da agenda de atividades do espaço.

Além do IFPR, foram firmadas parcerias com o Museu de História Natural Capão da Imbuia, Colégio Estadual São Mateus e secretarias municipais.

No espaço, localizado no centro da cidade, são oferecidas oficinas ambientais para professores de São Mateus do Sul, rodas de conversa e debates socioambientais destinados a grupos da comunidade, exibição de filmes com temáticas socioculturais e ambientais, publicação e distribuição de material socioambiental, além de orientação a projetos de alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual São Mateus. Dessa forma, o Morada dos Saberes busca integrar a educação ambiental ao cotidiano das pessoas, fortalecendo a compreensão do espaço geográfico local, nos seus aspectos naturais e sociais.

Projetos Paralelos

Pensando na ampliação de aprendizados e oportunidades educativas para os alunos do ensino técnico em Meio Ambiente, do Colégio Estadual São Mateus, o Morada dos Saberes vem construindo um programa de orientação para construção de Projetos Paralelos. O objetivo é a construção de ações socioambientais a partir de conhecimentos e de equipamentos ambientais, sociais e culturais existentes no território de São Mateus do Sul. Esse programa constitui-se de atividades integradas ao Currículo Escolar. Os alunos são orientados por professores colaboradores do IFPR.

Uma das apoiadoras do projeto, a professora do IFPR Carla D. Canestraro afirma que a parceria com o Morada dos Saberes surgiu com o convite do professor Gledson Vigiano Bianconi, também do IFPR e um dos coordenadores do projeto. “Um projeto como este, que aproxima profissionais de diversas áreas com a comunidade e a comunidade escolar para discutir questões socioambientais com certeza é um diferencial para a região. É gratificante fazer parte da equipe, vivenciar as mudanças e trabalhar em um ambiente acolhedor”, afirma Carla.

Através da oficina de Linguagem Fotográfica, a docente aborda a fotografia como um tipo de linguagem. Com atividades teóricas e práticas, a oficina traz para os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, do Colégio São Mateus, uma discussão de que é preciso fazer uma escolha na produção de uma fotografia e que cada um possui uma linguagem visual de identidade. “Com a minha formação também na área de Fotografia (sou professora de Física no IFPR), minha ligação com o Morada dos Saberes é de contribuir com oficinas sobre linguagem fotográfica mostrando que a fotografia é uma ferramenta essencial e enriquecedora para a área socioambiental,” conclui.

Clique aqui para conhecer toda a equipe de colaboradores e parceiros do Morada dos Saberes. Para saber mais sobre o projeto, acesse a página virtual https://moradasaberes.org/.