IFPR encerrou participação nos Jogos Nacionais com melhor resultado dos últimos anos – Instituto Federal do Paraná

Esportes

IFPR encerrou participação nos Jogos Nacionais com melhor resultado dos últimos anos

Publicado em

Copiado!
Duas medalhas lado a lado, uma de ouro e outra de bronze. Em cada uma delas,, gravada, a marca do JIF 2019
IFPR conquista 14 medalhas nos JIF 2019 em Guarapari (ES)

Apesar do calor em Guarapari (ES) o que a delegação do Instituto Federal do Paraná mais viu nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais em 2019 foi uma chuva de medalhas. Foram 14, que garantiram o oitavo lugar do IFPR na competição, que contou com trinta instituições de ensino enviando delegações.

A equipe de 45 estudantes atletas conseguiu os resultados mais expressivos de todos os tempos nas modalidades em que disputou, o que fica evidente em uma comparação com os resultados obtidos em Brasília (2016)Poços de Caldas (MG), em 2017, e em Fortaleza, no ano passado.  Em 2016, foram cinco medalhas; na edição seguinte (2017) foram 11 e  no ano passado, nove medalhas. Em 2019, foram 14 medalhas (três ouros, sete pratas e quatro bronzes).

O IFPR competiu nas seguintes modalidades nesta edição dos Jogos Nacionais: atletismo (feminino e masculino), basquete (masculino), futsal (masculino), handebol (feminino), judô (masculino), tênis de mesa (feminino e masculino) e xadrez (feminino).

Confira o quadro de medalhas do JIFs 2019

Quadro de medalhas que demonstra quantitativo de medalhas de cada uma das 30 instituições participantes dos Jogos Nacionais

IFPR ficou na oitava posição do JIF 2019, entre 30 instituições de ensino

Os primeiros lugares do IFPR foram conquistados pelas atletas Larissa Misma Gouveia Lima, no arremesso de peso e de disco e Clara Machado Juliatto, no xadrez. As sete medalhas de prata foram conquistadas em duas modalidades coletivas, no Futsal masculino (na final IFC 3 X 0 IFPR) e Basquete masculino (na final IFES 49 X 42 IFPR); além dos segundos lugares dos atletas: Tiago André Socher (salto em altura), Maria Luiza Alves (corrida de 3000 metros), Iamm Guylherme dos Santos (corrida de 5000 metros), Isabella Teixeira Marques e Thais Fernanda Hechmann  (tênis de mesa feminino por equipe) e Isabella Teixeira Marques (tênis de mesa feminino individual).

Os bronzes foram conquistas dos estudantes: Guilherme Heque Barros Fragoso Sobral (judô), Kelly do Amaral Pizzi (arremesso de peso), Maria Luiza Alves (corrida de 800 e 1500 metros).

Marilisi Fischer, diretora de Assuntos Estudantis, atribui a melhoria dos resultados do IFPR na competição nacional à realização das clínicas esportivas. “O investimento no trabalho realizado pelas clínicas esportivas foi uma metodologia que surtiu efeitos significativos no esporte de rendimento no IFPR. Os encontros nas clínicas permitiu um trabalho focado no rendimento dos estudantes atletas e em seu aperfeiçoamento técnico”, avalia.

A diretora explica que esta é apenas uma das linhas de trabalho em relação ao esporte no IFPR. “Compreendemos a educação física e o esporte em uma perspectiva de formação integral do estudante e do cidadão. Por isso, a educação física precisa ser acolhedora, inclusiva, focar também nas práticas corporais de forma mais ampla, com a finalidade de promoção da saúde, do bem-estar, da autoestima e promovendo reflexões sobre questões sociais essenciais como a violência física e simbólica”, complementa.

A próxima edição dos JIF, em 2020, será em São Paulo. O anfitrião, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), terá como desafio retomar o crescimento das modalidades esportivas e a ampliação do número de estudantes e delegações envolvidas.

Topo