Publicado em
O IFPR ficou entre os primeiros classificados nos editais Pibid e RP da Capes. Juntos, os dois programas selecionaram cerca de 600 projetos que têm por objetivo qualificar a formação de professores da Educação Básica.
Os resultados foram divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na sexta-feira (22).
No Programa Residência Pedagógica (RP), o IFPR ficou em segundo lugar e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), em sétimo.
“Este expressivo resultado decorre do trabalho comprometido e engajado dos coordenadores institucionais dos respectivos programas no IFPR e também de todos os docentes dos campi que atuam nas licenciaturas”, comenta a pedagoga Rosane de Fátima Batista Teixeira, coordenadora de Cursos de Licenciatura da Desup/Proens.
De acordo com ela, em breve devem ser divulgados os cronogramas de ações no IFPR referentes a esses dois programas.
O Pibid visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
Já oPrograma de Residência Pedagógica tem o objetivo de induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Ambos os programas concedem bolsas a alunos de licenciatura (R$ 400) e docentes participantes dos projetos, que são desenvolvidos por instituições de educação superior (IES), como o IFPR, em parceria com as redes de ensino.