IFPR ministra oficina e produz curta-metragem no Festival de Cinema – Instituto Federal do Paraná

Notícias

IFPR ministra oficina e produz curta-metragem no Festival de Cinema

Publicado em

Copiado!

O reitor do IFPR, Alipio Leal, participou  ontem da abertura da  4º Edição do Festival de Cinema da Lapa,  no Cine Teatro Imperial. Mostras de longa-metragens, curta-metragens e vídeos serão exibidos gratuitamente até domingo. Os visitantes vão poder participar, ainda, de workshops  e oficinas sobre audiovisual e fotografia ministrados professores do Campus Curitiba do IFPR.

Na tarde desta quinta-feira, durante uma pausa na gravação do curta-metragem  “Herança”, (nome provisório) o professor Luis Bourcheidt, do IFPR, conta que a participação do Instituto no Festival está sendo muito positiva. “Estamos com 35 integrantes nas três oficinas. Todos estão aproveitando muito este momento de aprendizado”, comenta.

O curta “Herança” será apresentado na mostra oficial do Festival neste sábado, dia 12, às 20h30 – todos estão convidados a prestigiar o trabalho da equipe. Além dos ministrantes o IFPR levou ao Festival três estudantes (monitores) do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo.

Entre as atrações paralelas acontece no hall do Cine Teatro Imperial a exposição fotográfica “A Doce Vida”, com dez fotógrafos selecionados pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná. A mostra celebra os 50 anos da produção da obra-prima de Federico Fellini.

Na sexta-feira (11) o ator Paulo Betti vai receber o Troféu Tropeiro, dedicado à personalidade representativa do audiovisual paranaense. O público escolar do município vai poder assistir filmes de época e a Mostra PIÁ.

A comissão do Festival também criou nesta edição o Prêmio Especial Museu da Imagem e do Som, que será entregue a um destaque audiovisual no sábado (12). O festival é organizado pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, presidido por Maria Inês Borges da Silveira.  O evento faz parta das festividades de comemoração ao aniversário do Município da Lapa.

Ministrantes:

Isis Moura Tavares (IFPR) – Formada em educação artística pela FAP e mestre em Tecnologia pela UTFPR; autora de diversos livros didáticos; Especialista em Educação, Tecnologia e Sociedade pela UTFPR e propostas curriculares na área de artes e professora do IFPR.
Conteúdo: O corpo como meio de expressão;expressão gestual;expressão vocal;elementos cênicos (figurino, maquiagem, adereços, cenário, iluminação, sonoplastia); características de interpretação para diversos meios.

Débora Opolski (convidada) – Formada em música – Produção Sonora pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Música. Atualmente é editora de som do estúdio 1927 Audio e professora convidada da Faculdade de Artes do Paraná. Dentre os trabalhos mais significativos destaca-se edição de som para os longa-metragens: Dois filhos de Francisco (2005), O Cheiro do ralo (2006), Tropa de Elite (2007), Cidade dos Homens (2007), Ensaio sobre a Cegueira (2008), Besouro (2009), Lula, o filho do Brasil (2009), As melhores coisas do mundo (2010) e Quincas Berro Dagua (2010).
Conteúdo: elaboração de roteiro para curta-metragem;pré-produção e produção, direção e edição de audiovisual, captação de som direto, edição de som na pós-produção, finalização e composição de trilha sonora.

Luis Bourcheidt (IFPR) – Formado em Educação Musical o licenciatura em música e em produção sonora –  bacharelado em música pela UFPR. Mestre em Música pela mesma instituição. Trabalhou na pós-produção de áudio – no departamento de Foley – dos filmes “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cao Hambuerguer. “O cheiro do ralo”, de Heitor Dhaila. “Cidade dos Homens”, de Paulo Morelli, além da primeira temporada da minissérie “Anthônia”, veiculada pela Rede Globo de Televisão. É professor do IFPR.

Cyntia Schnedier (IFPR) –  Jornalista e publicitária formada pela PUCPR e mestre em Comunicação pela Unisinos, RS. Pesquisadora e professora de cinema Universitário há 10 anos em Curitiba e docente do IFPR.

Juciane Branco (IFPR) – Jornalista formada pela PUCRS, especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens pela PUCPR. Fotógrafa e Mestranda em Educação pela UNOESC. Coordenadora do Curso de Processos Fotográficos do IFPR.

Mais informações: www.festivaldalapa.com.br

Fonte: Assessoria IFPR e Instituto Histórico e Cultural da Lapa

Topo