IFPR realiza Curso de Capacitação para o Desenvolvimento, Editoração e Gerenciamento de Revista Científica – Instituto Federal do Paraná

Capacitação

O Instituto Federal do Paraná realizará, nos próximos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2011, o Curso de Capacitação para Desenvolvimento, Editoração e Gerenciamento da Revista Científica do IFPR. O evento tem como objetivo dar formação dos servidores ligados às áreas de ensino, pesquisa e extensão dos câmpus do IFPR, visando incentivar a atividade e a cultura da pesquisa na instituição.

Bibliotecários, Coordenadores de Pesquisa e Extensão e Presidentes dos Comitês de Pesquisa e Extensão são o público-alvo do curso, que será ministrado pelo Bibliotecário Edilson Damásio, da Editora da Universidade Estadual de Maringá (EDUEM). A palestra de abertura será ministrada pelo Reitor do IFPR, Professor Irineu Mário Colombo, e tratará do tema “Características da Revista Científica Digital”. Durante o primeiro dia do evento, serão discutidos conceitos teóricos a respeito da revista científica. O segundo dia será dedicado a uma oficina sobre o Open Journal System (OJS), plataforma gratuita que poderá hospedar os periódicos do IFPR. Também serão tratadas questões específicas, como fluxo editorial, qualis e avaliação.

Segunda-feira, 31/10/2011

8h às 09h: Abertura com a palestra “Algumas características da Revista Científica Digital”.
9h às 10h: Apresentação e Configurações Iniciais
10h às 10h20min: Coffebreak
10h20min às 12h: Apresentação e Configurações Iniciais: apresentação das funções editoriais (noções de publicação periódica); Início da configuração da revista; Página do usuário; Minha conta (leitor, autor, editores)
12h às 14h: Almoço
14h às 16h: Configuração da revista e Cadastros: Funções do Editor Gerente; Detalhes; Políticas da revista; Políticas das seções.
16h às 16h20min: Coffebreak
16h20min às 18h: Configurações da revista e Cadastros: Visual (imagem, capa, cabeçalhos); Cadastro de Editores e Avaliadores

Terça-feira, 01/11/11

8h às 09h: Processo de submissão e avaliação de artigos: Cadastro de autor; Processo de submissão de artigos
9h às 10h: Processo de submissão e avaliação de artigos: Processo de avaliação de artigos
10h às 10h20min: Coffebreak
10h20min às 12h: Processo de submissão e avaliação de artigos: O papel de cada membro no sistema (perfis, informações, possíveis problemas e dúvidas gerais)
12h às 14h: Almoço
14h às 16h: Processo de edição e publicação: edição de texto; edição de layout; leitura de provas
16h às 16h20min: Coffebreak
16h20min às 18h: Processo de edição e publicação: publicação da revista teste; publicação dos números anteriores (coleção retrospectiva, procedimentos).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3595-7680.