IFPR realiza solenidade para entrega de acervo bibliográfico e novo datacenter – Instituto Federal do Paraná

IFPR realiza solenidade para entrega de acervo bibliográfico e novo datacenter

Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, dia 16 de maio, o Instituto Federal do Paraná entregou, de forma simbólica, o novo acervo bibliográfico da instituição. O IFPR adquiriu mais de 80 mil itens de acervo bibliográfico em 2011, no valor de mais de R$ 3 milhões de reais. Mais da metade deste valor é proveniente do Termo de Cooperação entre o Instituto e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/SETEC. Os livros estão chegando às Bibliotecas de todos os Câmpus e a previsão de entrega total do fornecedor é de 90 dias.

O  investimento em recursos bibliográficos faz parte da política de planejamento da Pró-Reitoria de Ensino (Proens), que instituiu 10% do recurso anual de cada câmpus para esse fim.  Também estão previstos recursos de emendas parlamentares no valor de R$1 milhão de reais para aquisição de outros materiais bibliográficos. Para o professor Ezequiel Westphal, Pró-Reitor de Ensino, “os livros são recursos fundamentais para um ambiente de aprendizagem adequado”.  O Sistema de Bibliotecas do IFPR também está recebendo obras literárias do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE / FNDE, a fim de promover o incentivo à leitura.

A solenidade também marcou a implantação de um novo centro de processamento de dados (datacenter), com tecnologia de última geração, visando assegurar a integridade e disponibilidade das informações do IFPR. No local são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados da organização.  Com a crescente expansão do IFPR – a previsão é de que até 2014 sejam 29 unidades espalhadas em todo o Paraná, a implantação de um novo Sistema de Gestão Educacional e Administrativo Integrado e  a melhoria dos recursos no Ensino à Distância / EAD, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) está canalizando seus esforços para oferecer uma infraestrutura adequada para atender estas demandas.

O evento, realizado na sede João Negrão, contou com a presença do reitor Irineu Mario Colombo, do professor Joelson Juk, chefe de gabinete da Reitoria, do procurador José Maurílio Barbosa da Costa Pereira, dos pró-reitores Gilmar José Ferreira dos Santos e Neide Alves,do Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFPR, Professor Eduardo Liquio Takao, dos diretores de Câmpus, José Carlos Ciccarino, Luiz Gonzaga Alves de Araújo e Luiz Carlos Eckstein, do coordenador de Infraestrura da DTIC, Marcos Machado e da bibliotecária Evandra Campos Castro.

Confira as fotos no álbum das solenidades no facebook