IFPR recebe primeiro certificado de registro de marca – Instituto Federal do Paraná

inovação

IFPR recebe primeiro certificado de registro de marca

Na imagem, há um print do registro da marca, com dados sobre o registro, como datas e nomes, e a imagem da marca, que consiste em duas mãos estilizadas, como se estivessem fazendo sinais em Libras, dentro de um círculo vermelho.
Os pedidos de proteção garantem que terceiros não utilizem as criações de servidores e estudantes em benefício próprio sem o reconhecimento devido aos criadores e à Instituição

O IFPR recebeu seu primeiro certificado de registro de marca. A marca registrada é do projeto iFozLibras, do Campus Foz do Iguaçu.

O registro de marca é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), assim como o de proteção de patentes, programas de computadores e desenhos industriais.

No caso das marcas, o Inpi verifica se a marca a ser registrada está em conformidade com a legislação e se já não é protegida por outra empresa, instituição ou pessoa.

De acordo com informações da Agencia de Inovação (AGIF), no IFPR há quatro solicitações de registro de marcas, sendo que dois já foram concedidos – além da iFozLibras, também já foi concedido o registro da marca da Revista Difusão, que, agora, apenas aguarda a emissão do certificado.

iFozLibras

O projeto iFozLibras, coordenado pelo professor Anderson Gonçalves Guimarães, tem o objetivo de adequar o sítio eletrônico do Campus Foz do Iguaçu para torná-lo acessível em Libras. A ideia é promover o desenvolvimento e aplicação dos recursos de acessibilidade visando à eliminação das atuais barreiras para propiciar o exercício da cidadania plena por meio da inclusão da pessoa com surdez.