IFPR receberá Selo ODS Educação – Instituto Federal do Paraná

Sustentabilidade

IFPR receberá Selo ODS Educação

"ODS"

O IFPR conquistou o Selo ODS Educação, que está vinculado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Em fevereiro, em Brasília, será realizada a solenidade de entrega dos certificados.

O Instituto participou com a missão de implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e a Agenda 2030, e sete projetos fizeram com que o Instituto conquistasse o Selo ODS Educação. Além do Selo Educação, os projetos alcançaram alguns Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Selo ODS EDU é um projeto do Programa Especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, em parceria com o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a  Roda das Minas e a equipe do FIB2030 – Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030.

Projetos Comunitários do Curso de Administração IFPR Campus Palmas

Os projetos contemplaram 2430 pessoas (300 crianças, 100 adolescentes, 2000 adultos e 30 idosos) e conquistaram 12 objetivos.

Momento IFPR na Comunidade – Programa de Rádio Semanal

O projeto atendeu 200 adolescentes e 2500 adultos. Foram conquistados sete objetivos com o trabalho.

Semana de Sustentabilidade do IFPR Campus Umuarama Campanha Ciclo Siete

O projeto atendeu 250 adolescentes e 300 adultos. O trabalho realizado conquistou sete objetivos.

Perfil Identitário e Sustentável da Comunidade Remanescente Quilombola Manoel Ciriáco dos Santos

O projeto, que atendeu quatro adolescentes e 19 adultos, conquistou dois objetivos.

A Abordagem do Tema Parque Nacional de Ilha Grande na Práxis Docente do Contexto da Educação Ambiental

O projeto atendeu 36 adultos e alcançou um objetivo.

A Educação Ambiental na Construção do Pertencimento do Sujeito da Escola do Campo

O projeto atendeu 46 adolescentes e 17 adultos, e alcançou três objetivos.

Diagnóstico Ambiental da Área de Preservação Permanente do rio Piava, Umuarama, PR

O projeto atendeu 30 adultos e conquistou dois objetivos.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ou Objetivos Mundiais para o Desenvolvimento Sustentável são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Os ODS são parte da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas: “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, que depois foi encurtado para Agenda 2030.

As metas são amplas e interdependentes, mas cada uma tem uma lista separada de metas a serem alcançadas. Atingir todos os 169 alvos indicaria a realização de todos os 17 objetivos. Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.

ODS NO PDI IFPR

No próximo ano o IFPR revisará seu PDI e terá, entre outros desafios, a inclusão dos ODS e a Agenda 2030, envolvendo todas as ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, e mobilizando os segmentos da comunidade.

“A conquista do selo, por meio dos primeiros projetos apresentados, revela o grande potencial do IFPR e indica o caminho para cumprimento de sua missão institucional”, avalia o professor Paulo Cesar Medeiros, assessor de Relações com a Comunidade do Instituto.