Lançado Programa de Sustentabilidade do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Sustentabilidade

Lançado Programa de Sustentabilidade do IFPR

Na noite desta segunda-feira (12), por ocasião da abertura do VIII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (VIII Se²pin), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) lançou o Programa de Sustentabilidade do IFPR. O objetivo é desenvolver uma ação coordenada para implantar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela ONU no Instituto.

O novo Programa visa sensibilizar, mobilizar e articular a comunidade acadêmica interna e externa para implementação dos ODS nos campi e unidades gestoras do IFPR, nas práticas do ensino,  pesquisa, extensão, cultura e inovação.

O programa de Sustentabilidade prevê a formação de equipes que atuarão diretamente no estímulo ao desenvolvimento sustentável no âmbito do IFPR. Para tanto, criou-se o  Comitê dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CODS), composto por membros ligados a diversos setores da instituição.

A Diretoria Executiva do IFPR é a responsável pela coordenação do Programa e estima que, em seis meses, já seja consolidado um documento com as diretrizes que nortearão as ações voltadas a este fim. “A ideia é incorporar os ODS em processos e projetos já realizados no IFPR e, por isso, serão envolvidos representantes de toda a comunidade acadêmica em sua implementação”, destaca o diretor executivo Nelson de Castro Neto.

Sobre os ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nasceram na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012. Eles se configuram como um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.