A evolução da Robótica no Campus Irati – Campus Irati

Câmpus Irati

A evolução da Robótica no Campus Irati

A equipe Tibbers, do Campus Irati, foi a melhor equipe do Paraná na Etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, realizada em Recife (PE) de 7 a 13 de outubro. A professora de informática e coordenadora de robótica do Campus, Thalita Pimenta, conta que esta conquista é resultado do trabalho que vem sendo realizado desde 2014, com a coordenação do professor Alcione Benacchio, sendo ela a vice-coordenadora naquele ano.

Segundo Thalita, a primeira experiência do Campus foi uma participação na fase 1 da I Olimpíada de Robótica do IFPR , no mesmo ano. “Tínhamos duas equipes competindo na modalidade Lego – Resgate.  Na fase 2 da I Olimpíada de Robótica do IFPR, realizada em 2014 no campus Paranavaí, a Equipe 24 Horas representou o Campus, e não conseguimos ficar entre os 10 melhores colocados”.  Além da Olimpíada do IFPR, o Campus participou da OBR de 2014.

A professora destaca que em 2015, o Campus possuía apenas dois kits lego. “Muitos alunos se interessavam pela robótica, mas não podiam participar. Tínhamos três equipes: uma do terceiro ano, que já tinha participado em 2014, e duas do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Informática. As duas equipes mais novas dividiam o mesmo kit/robô, alterando apenas o código de programação dos protótipos”. Pimenta lembra ainda que nesse ano, o Campus Irati sediou em julho uma das etapas regionais da Olimpíada Brasileira de Robótica. Na oportunidade, a equipe Engenheiros do Pinhão, ficou com a medalha de bronze na Regional.

Em 2016, o Campus conseguiu adquirir mais kits Lego com recursos de uma chamada pública do CNPQ. “Além disso, compramos Arduíno com recursos do Campus Irati e da Proepi. Começamos a concorrer na modalidade Seguidor de Linha (Lego e Arquitetura Aberta). Nosso melhor resultado na fase 2 da III Olimpíada do IFPR, com a equipe Tibbers, foi o terceiro lugar na modalidade Seguidor de Linha – lego. Na categoria Resgate, uma de nossas equipes mais novas ficou com o quinto lugar”, diz.

Ainda no segundo semestre de 2016, na fase estadual da OBR, realizada em setembro deste ano em Curitiba, a equipe Tibbers concorreu na modalidade Resgate e alcançou a medalha de prata, se classificando para a etapa nacional realizada em Recife. Na última etapa da OBR, a equipe ficou em 16º lugar no ranking brasileiro, subindo da segunda para a primeira colocação entre as três equipes do Paraná.

Mais um prêmio foi conquistado pela equipe no V  Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin),  realizado no mês passado em Cascavel. “Na Mostra do Se²pin, competimos apenas na modalidade Seguidor de Linha – lego, porque só competiram as três melhores equipes de cada modalidade da fase 2 da III Olimpíada de Robótica do IFPR. Tínhamos ficado com o terceiro lugar na fase 2 e conseguimos subir para a primeira colocação nas provas do Se²pin“, ressalta Thalita.

A coordenadora destaca que, para os próximos anos, o Campus Irati almeja competir em mais modalidades de robótica, ter seu espaço próprio, atraindo mais alunos para o projeto, além de buscar realizar cooperação com outras escolas do município.

Equipe que participou do V SE²PIN, em Cascavel

Equipe Engenheiros do Pinhão, que ficou em 3º lugar na etapa regional da OBR, realizada em 2015 em Irati

Equipe Tibbers foi a melhor do Paraná na etapa nacional da OBR, realizada em Recife em 2016

Equipe 24 Horas, que representou o Campus na fase 2 da I Olimpíada  de Robótica do IFPR, realizada em 2014 no Campus Paranavaí