Projeto Ciência na Escola atende mais duas Instituições de ensino de Irati – PR – Campus Irati

Licenciatura em Química

Projeto Ciência na Escola atende mais duas Instituições de ensino de Irati – PR

O Projeto Ciência na Escola do IFPR – Campus Irati tem como objetivo contribuir com as aulas das Instituições de Ensino de Irati e região através da oferta de recursos didáticos, cursos, oficinas e tabelas periódicas.

As últimas instituições agraciadas foram as Escolas Estaduais Profª Luiza Rosa Zarpellon Pinto e Antônio Lopes Júnior.

Escola Estadual Profª Luiza Rosa Zarpellon Pinto

Na Escola Estadual Profª Luiza Rosa Zarpellon Pinto foram entregues kits didáticos, consolidados com a participação dos professores de Ciências das escolas participantes, os quais atuaram como parceiros e se engajaram nas duas frentes de trabalho da proposta, que foram: a) a formação de professores e b) a elaboração de materiais de ensino.

Os kits didáticos compõem a “Ciencioteca” das escolas e os materiais produzidos poderão ser utilizados/consultados por outros professores da mesma escola e servirão de referência para a prática pedagógica de ciências das escolas.  Além dos kits didáticos, a “Ciencioteca” conta com roteiros de experimentos e propostas de sequências didáticas, elaboradas pelos participantes.

Escola Estadual Antônio Lopes Júnior

Na Escola Estadual Antônio Lopes Júnior os integrantes do projeto montaram mais uma Tabela Periódica Gigante.

A atividade contou com a participação dos professores do Curso de Licenciatura em Química do IFPR-Campus Irati, Profª Dra. Giselle Calaça e Prof. Dr. Felipe Dornelles.

Além de participarem da montagem da Tabela Periódica, os estudantes do 9º ano testaram o jogo didático “Cara a Cara com a Tabela Periódica” entregue às escolas participantes junto a outros kits didáticos.

De acordo com as coordenadoras, Juliana Viecheneski e Viviane Martini, essas ações viabilizam a continuidade do trabalho nas escolas parceiras, visto que os materiais (Kits Didáticos e Tabela Periódica Gigante – elaborados com recursos advindos do CNPq) passam a compor os recursos didáticos de Ciências das Escolas e poderão ser utilizados por todos os professores e estudantes.

TEXTO: ASCOM – Campus Irati