Projeto "Ciência na Escola" distribui kits didáticos para colégios estaduais. – Campus Irati

Licenciatura em Química

Projeto "Ciência na Escola" distribui kits didáticos para colégios estaduais.

Oficina com os jogos didáticos

Em outubro foi realizado o último encontro de formação continuada de professores do Projeto Ciência na Escola desenvolvido por docentes do IFPR – Campus Irati.

A iniciativa é coordenada pelas professoras Dra. Juliana Viecheneski e Dra. Viviane Martini que destacam que, atualmente “o projeto encontra-se em fase de finalização e tem como objetivo principal, desenvolver um espaço participativo e criativo de formação para a área de ciências, voltado ao aprimoramento das práticas pedagógicas e à promoção da alfabetização científica e tecnológica, além de desenvolver o gosto dos estudantes pela Ciência”.

Formação e entrega dos kits didáticos.

Kits didáticos e formações

Com apoio do CNPq, (Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019), o projeto contou com uma Oficina de Jogos Didáticos, a fim de sanar possíveis dúvidas referentes ao uso e aplicação destes, na qual os participantes testaram e avaliaram jogos elaborados no decorrer da iniciativa.

Os professores do curso de Licenciatura em Química do IFPR-Campus Irati, Dra. Giselle Calaça e Dr. Felipe Dornelles, também contribuíram através da montagem de uma Tabela Periódica gigante para o laboratório do Colégio Cívico Militar Parigot de Souza. Esta atividade ocorreu com a participação de alguns estudantes do Ensino Fundamental II.

Também foram distribuídos kits de materiais didáticos desenvolvidos no projeto, sendo alguns impressos na impressora 3D, advinda de recursos destinados ao “Ciência na escola”.

O Colégio Cívico Militar Parigot de Souza e a Escola Estadual Antônio Lopes Júnior receberam os kits que incluem materiais sobre:

• 1) Magnetismo;
  • 2) Eletricidade;
  • 3) Astronomia;
  • 4) Modelos moleculares “gigantes”;
  • 5) Jogo Cara a Cara com a Tabela Periódica;
  • 6) Jogo de Cartas Construindo Moléculas e;
  • 7) Modelos de vírus.

Outras informações do projeto podem ser obtidas diretamente com as coordenadoras Juliana Viecheneski e Viviane Martini.