Jaguariaíva conhece planejamento para câmpus – Instituto Federal do Paraná

Jaguariaíva conhece planejamento para câmpus

O Instituto Federal do Paraná e a Prefeitura Municipal de Jaguariaíva realizaram na tarde desta segunda-feira, dia 26 de novembro, o lançamento do plano diretor do campus do IFPR, que estará em funcionamento na cidade a partir de 2014.

O plano diretor é um documento que estabelece o planejamento de utilização da infraestrutura visando excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O plano foi apresentado pelo servidor José Nivaldo Balbino, diretor de Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e presidente da Comissão de Implantação do Plano Diretor e por um vídeo elaborado pelo arquiteto Alvaro Komiya, também da Proplan. As apresentações mostraram para a comunidade o que poderão esperar do campus que começa a ser construído já em 2013, com um bloco administrativo, biblioteca e área de estacionamento. Para o final do primeiro semestre de 2013, está prevista a licitação da segunda etapa, um bloco didático.

Projeto padrão e edital 012/2012

O plano diretor parte do projeto padrão, definido pela Diretoria de Infraestrutura do IFPR, atrelada a Pró-Reitoria de Administração, e que está sendo utilizado como modelo pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)/MEC para toda a Rede Federal. A partir do projeto e do lançamento do edital 12/2012, em setembro deste ano, e com o resultado já homologado, a próxima fase consiste, segundo explicou o professor Irineu Colombo, durante a solenidade de apresentação do Plano Diretor, na emissão da ordem de serviço para início das obras no terreno de 72,5 mil m² doado pela Prefeitura de Jaguariaíva no km 213 da Rodovia PR-151. Além disso, o reitor se comprometeu em anunciar nas próximas semanas o professor do IFPR que será diretor geral da unidade em Jaguariaíva.

O reitor Colombo também enfatizou a importância da parceria estabelecida entre o IFPR e a prefeitura para a consolidação do campus e lembrou o quanto a interiorização da educação pública e de qualidade é essencial para o desenvolvimento do país e para a geração de profissionais qualificados para o mundo do trabalho. Aproveitou a oportunidade também para anunciar a vinda de cursos profissionalizantes, de curta duração, para a cidade por meio do Pronatec, mesmo antes da consolidação do campus e lembrar a comunidade que no final do próximo ano serão realizados concursos públicos na cidade para a contratação de docentes e técnicos administrativos.

O prefeito Baroni destacou que a chegada do IFPR no município de Jaguariaíva irá mudar a cidade e a região. “O evento de hoje é um marco histórico para nossa cidade, especialmente porque temos 45% de nossa população jovem, na faixa entre 13 e 20 anos, que será muito beneficiada com a chegada do Instituto. São jovens que estão em busca de seu destino e encontram no IFPR uma oportunidade de qualificação em seus cursos técnicos e superiores”.

A solenidade, que reuniu aproximadamente 170 pessoas, dentre estudantes, professores, empresários e membros da comunidade,  contou com a presença do prefeito Otélio Renato Baroni, de Alcione Lemos, secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, vereador José Marcos Pessa Filho, presidente da Câmara, professora Zita Castro Machado, assessora de Expansão do IFPR e professor Irineu Mario Colombo, reitor do IFPR.

Confira as fotos do evento em álbum no Facebook