Estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas produzem Revista – Campus Londrina

Ciências Biológicas

Estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas produzem Revista

Os alunos do quarto ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas produziram uma revista com textos autorais de divulgação científica, contemplando, de forma interdisciplinar, conteúdos relevantes à formação docente. A atividade foi proposta pela disciplina “Práticas de Ensino em Ciências e Biologia VII”, sob orientação da professora Mariana Vaitiekunas Pizarro e com o apoio da professora Karen Alves Andrade Moscardini.

Para construir a revista, as professoras promoveram atividades que tiveram como objetivo a promoção e o desenvolvimento de indicadores de alfabetização científica (articular ideias, investigar, argumentar, ler em Ciências, escrever em Ciências, problematizar, criar e atuar) como ação formativa para os futuros docentes a partir da produção escrita de artigos de divulgação científica. Os temas escolhidos para as produções visaram ampliar as relações interdisciplinares por meio da articulação dos conceitos estudados em disciplinas específicas do semestre, além de se apresentarem como relevantes à comunidade em que a instituição se insere.

A revista denominada “Educação e Ciências – Pensando Práticas de Ensino” reúne artigos que são produções originais dos alunos em temas como: zoonoses e abandono animal, órgãos homólogos, processo fermentativo na produção de alimentos, fitoterapia no tratamento da candidíase e feromônio e as interações entre os organismos.

Projetada e desenvolvida em sua versão final pela designer e voluntária Carolina Vaitiekunas Pizarro, a revista foi disponibilizada aos estudantes de forma impressa e digital, além de tomar parte do acervo da biblioteca do Campus. Mariana explica que “a efetivação de um trabalho que extrapola as paredes da sala de aula e pode alcançar a comunidade do entorno escolar motivou a participação dos alunos e demonstrou, na prática, a divulgação do conhecimento científico como possível, pertinente e até prazerosa“.

Confira aqui a Revista