EStudantes do Ensino Médio são selecionados para Programa de Pré-Aceleração de Startups – Campus Londrina

Ensino Médio

Estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Londrina, Gustavo de Oliveira Martins, Maria Eduarda Pereira Barbosa, Maria Fernanda Domingos, Mateus Martins do Prado e Rebeca Dedin Brizola, foram selecionados para participar de um Programa de Pré-Aceleração de Startups do Instituto de Ensino Pesquisa e Inovação (IEPI) da Irmandade Santa Casa de Londrina (ISCAL).

O projeto, que a equipe chamou de LEDGEL, foi criado a partir de um grande problema enfrentado pelos hospitais: a infecção hospitalar. Diante disso, a equipe criou um produto que consiste em um sistema arduíno acoplado ao dispenser de álcool em gel. A ideia é de que esse sistema tenha sensores de presença, com a intenção de chamar a atenção para que se realize a higiene das mãos, que só desliga quando o álcool em gel é utilizado. Também haveria uma conexão com o sistema do Hospital, em que automaticamente seria realizado o registro de que a limpeza foi feita e contribuiu com as ações de auditoria da Instituição.

A equipe receberá o apoio e a mentoria da ISCAL para validação da ideia junto ao mercado durante seis meses. “Participar de um programa como esse é motivo de grande satisfação para nós, já que teremos a oportunidade de nos capacitar nas áreas necessárias para lidarmos com o mercado e com a burocracia que o envolve”, explica Mateus, um dos membros da equipe.