MEC e CNPq lançam Chamada Pública de apoio a projetos desenvolvidos pelos Institutos Federais
Publicado em
Teve início na quinta-feira (10) o período para submissão de trabalhos para a Chamada MEC/SETEC/CNPq N º 94/2013, que tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos para o desenvolvimento desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. A chamada destina-se exclusivamente aos pesquisadores vinculados aos Institutos Federais e às Escolas Técnicas das Universidades Federais para apoio financeiro a projetos cooperados com o setor produtivo, alinhados as características do Plano Brasil Maior e da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
São objetivos específicos desta chamada: a) selecionar projetos cooperados entre Institutos Federais e instituições parceiras com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação (PD&I), podendo envolver o trabalho em rede entre instituições proponentes, que visem o aumento da competitividade do setor produtivo, contribuindo para o incremento dos investimentos empresariais em atividades de P, D&I e para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias que promovam a inclusão produtiva e social; b) selecionar projetos cooperados entre Institutos Federais ou Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais e instituições parceiras com foco na extensão tecnológica, podendo envolver o trabalho em rede entre instituições proponentes, no atendimento as demandas tecnológicas das instituições parceiras que venham a contribuir para fortalecer os arranjos produtivos locais e o aumento da competitividade das empresas por meio de projetos que desenvolvam ações de diagnóstico, consultorias, análises, ensaios e serviços tecnológicos. Nessa linha são contempladas ações de difusão tecnológica por meio da nucleação de grupos de professores e alunos para a organização de competições locais e participação em competições.
As inscrições devem ser feitas até o dia 08 de novembro de 2013, por meio eletrônico. Mais informações podem ser encontradas na Chamada MEC/SETEC/CNPq N º 94/2013.