Nova plataforma destinada às solicitações de pedidos de proteção da propriedade intelectual está disponível – Instituto Federal do Paraná

inovação

A partir desta segunda-feira (5) entra em funcionamento o Sistema de Gestão de Propriedade Intelectual (SiGPI), plataforma específica para a gestão de pedidos de propriedade intelectual do IFPR.

O Sistema tem como objetivo facilitar e dar segurança para os usuários realizarem o pedido de propriedade intelectual e seu acompanhamento, bem como um melhor rastreio e gestão pela Agência de Inovação (Agif), da proteção da propriedade intelectual (PI) de criações desenvolvidas no IFPR.

A plataforma foi criada exclusivamente para que as comunidades interna (servidores e estudantes) e externa (inventores independentes) possam solicitar seus pedidos de proteção da propriedade industrial de forma simples e segura com assessoria do IFPR. Todo o processo referente aos pedidos e acompanhamento dos pedidos de PI deverá ser realizado por meio do SiGPI.

O projeto foi desenvolvido pelos pesquisadores do Campus Paranavaí, professor Frank Willian Cardoso de Oliveira, e os estudantes Cristian Ceccon, Matheus Gustavo dos Santos de Souza, Natani Gabrieli Boço Cavalcante e Rafael Sanches Silva, com a orientação da Agif.

O que é Propriedade Intelectual e qual a importância?

A maioria das pessoas está acostumada com os direitos relacionados aos autorais, contudo, a propriedade intelectual abrange diversas formas de proteção e decorre diretamente da capacidade inventiva e criadora do intelecto humano (conhecimento, tecnologia e saberes).

Em geral, entende-se que a propriedade intelectual compreende direitos relativos a três grupos de direitos: os Direitos Autorais, a Propriedade Industrial e a Proteção Sui Generis

Veja neste link os detalhes sobre os tipos de proteção.

Os direitos obtidos por proteção da Propriedade Intelectual podem propiciar retorno econômico para quem investe tempo, criatividade e recursos (financeiros e intelectuais) para o desenvolvimento de criações intelectuais. Além disso, tentam impedir que terceiros utilizem a criação em nome próprio, muitas vezes explorando economicamente uma criação sem que os criadores usufruam deste benefício.

Para fazer a proteção de uma criação, o interessado conta com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) de seu campus, se servidor, ou do campus mais próximo, se pesquisador externo.

O primeiro passo é entrar em contato com o coordenador do NIT do seu campus (caso o interessado seja um estudante, deve pedir para o seu orientador fazê-lo). O segundo passo é o interessado cadastrar-se no SiGPI, entrar e clicar em novo pedido, preencher as informações contidas no formulário específico e clicar em enviar ao NIT.

A partir deste momento, os inventores (criadores) receberão informações sobre o andamento da solicitação via portal do SiGPI ou, de forma alternativa, por e-mail.

Mais informações poderão ser solicitadas pelo e-mail agif@ifpr.edu.br.