Orientadores já podem inscrever estudantes para concorrer a bolsas de iniciação científica – Instituto Federal do Paraná

Foram divulgados na tarde desta sexta-feira (11) os editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) e do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC).
Ambos editais tratam do processo seletivo que vai selecionar estudantes de cursos técnicos e de graduação que receberão bolsas de iniciação científica para atuação junto a projetos de pesquisa no IFPR.

PIBIC-Jr oferece oportunidades para estudantes dos cursos técnicos de nível médio

O Edital 001/2013, que contempla o processo seletivo do PIBIC-Jr, destina-se aos alunos do Ensino Técnico Integrado, Subsequente e Concomitante do Instituto Federal do Paraná. Tem por finalidade despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais nos alunos mediante sua participação em atividade de pesquisa, orientada por pesquisador qualificado.

No total, serão oferecidas um total de 50 (cinquenta) bolsas para alunos regularmente matriculados nos Cursos Técnicos oferecidos pelo IFPR em qualquer um de seus
câmpus. Serão concedidas até 5 (cinco) bolsas PIBIC-Jr para cada projeto de pesquisa,
individual ou em grupo no valor de R$ 350,00.

A vigência das bolsas é de 11 (onze) meses, de abril de 2013 a fevereiro de 2014 e o aluno contemplado deverá dedicar 12 (doze) horas semanais para o desenvolvimento das
atividades, sob a orientação do servidor-orientador.

As inscrições dos projetos são válidas do dia 11/01/2013 a 17/02/2013. O servidor deverá enviar um arquivo em formato PDF contendo o(s) Plano(s) de Trabalho para o(s) aluno(s) bolsista(s) (Anexo II) e o Projeto de Pesquisa (Anexo III) para o endereço eletrônico dipe.bolsa@ifpr.edu.br.
O resultado provisório da seleção dos projetos será publicado no site do IFPR, na aba da PROEPI, a partir do dia 27/02/2013.

Bolsas de iniciação científica para estudantes da graduação

Já o processo seletivo para o PIIC aceitará inscrições dos projetos até o dia 27 de fevereiro. O programa visa selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação das regiões atendidas pelo IFPR, em qualquer área do conhecimento, além de estimular pesquisadores a envolver alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural.

O IFPR, por meio de orçamento próprio, disponibilizará um total de 5 (cinco) bolsas
PIIC, voltadas para estudantes de graduação. O valor das bolsas será de R$ 400,00. A bolsa de iniciação científica terá vigência de 9 (nove) meses, iniciando em abril de 2013, podendo ser interrompida por solicitação do professor orientador ou do bolsista.

No ato de inscrição, os servidores deverão enviar arquivo em formato PDF contento o projeto de pesquisa (Anexo II do Edital 002/2013) aprovado ou em análise pelo COPE e o plano de trabalho do aluno (Anexo III) para dipe.bolsa@ifpr.edu.br.

As inscrições serão aceitas entre os dias 11/01/2013 a 27/02/2013 e o resultado provisório da seleção dos projetos será publicado no site do IFPR, na aba da PROEPI, a partir do dia 13/03/2013.

Ambos os editais encontram-se disponíveis na página da DIPI/PROEPI: https://ifpr.edu.br/menu-institucional/pro-reitorias/proeppi/editais/.