Professora participa de Encontro Nacional do Sistema CFBio/CRBios
Publicado em
A professora da área de Ciências Biológicas do campus Palmas, Verginia Mello Perin Andreola, esteve participando entre os dias 16 e 18 de setembro, do Encontro Nacional do Sistema CFBio/CRBio. O evento aconteceu em Brasília, na sede da CNTC e reuniu cerca de 150 coordenadores de Instituições de Ensino Superior de todos os estados. A professora esteve representando o CRBio 7.
O evento teve como objetivo promover maior interação e integração entre os cursos de Ciências Biológicas com o Sistema CFBio/CRBios, apresentar as atividades e áreas de atuação do Biólogo frente à Legislação vigente, instrumentalizar os atores envolvidos no processo de formação técnico – científico e legal do futuro profissional e discutir uma nova abordagem para construção de um Projeto Político Pedagógico, com base na atuação técnico-legal dos profissionais Biólogos, para que atendam com qualidade as demandas tecnológicas, políticas e sociais vigentes.
Os Referenciais dos Cursos de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura, a qualidade na formação profissional e a importância do Projeto Político Pedagógico, foram os temas abordados pelo diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, professor Paulo Roberto Wollinger.
A programação teve continuidade com o painel “Atuação profissional com qualidade e competitividade: desafios da formação e do mercado de trabalho nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção” tendo como convidados o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Jorge Augusto Callado Afonso, a Diretora do Departamento de Gestão e Educação na Saúde, Ana Estela Haddad e o Chefe Geral de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa, Mauro Carneiro.
A partir das discussões realizadas em torno da formação do biólogo, foi elaborada a Carta das Ciências Biológicas para ser enviada ao MEC. Este documento reinvidicará a revisão da carga horária estabelecida pela Resolução CNE/CES 2/2002 de 2.800 horas para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. A proposição do grupo é que para formar um professor de Ciências e Biologia o curso deverá oferecer o mesmo conteúdo biológico previsto pelo bacharelado, equiparando assim sua carga horária a Resolução CNE / CES 4/2009.
No encerramento do evento, a Ministra de Estado do Meio Ambiente, bióloga Izabella Mônica Vieira Teixeira, recebeu uma homenagem como “Destaque Especial Profissional Biólogo”. Em seu discurso, a ministra fez um balanço da política ambiental brasileira e dos desafios previstos para os próximos anos.
Para a Professora Verginia “o evento possibilitou o debate sobre as áreas de atuação do biólogo e da sua inserção profissional no mercado de trabalho e oportunizou momentos de discussão sobre a construção de Projetos Pedagógicos de Curso que permitam a formação de um profissional melhor qualificado para atender as inovadoras demandas da sociedade”, finalizou.