Acadêmicos de Direito encenam peça de teatro – Campus Palmas

Acadêmicos de Direito encenam peça de teatro

Os acadêmicos do 5º semestre do curso de Direito estiveram reunidos no miniauditório do campus na terça-feira, 05, para uma proposta metodológica diferenciada. Por uma noite eles foram atores e encenaram peças de teatro onde o enredo principal era os contratos. Familiares e convidados puderam prestigiar o desempenho dos alunos.

A proposta foi idealizada pela professora Jussara Schmidt Sandri e realizada de maneira divertida pelos estudantes. A turma foi dividida em quatro grupos e cada um ficou responsável pela interpretação de um modelo de contrato: troca e permuta, fiança, comissão ou transporte. Além da encenação os grupos entregaram um paper e um relatório que também irão servir para avaliação.

De acordo com a professora esta é uma prática que demonstra as situações reais de requisitos legais de contratos. “Eles precisam ter esta prática e o projeto pedagógico do curso prevê a pesquisa e a extensão como uma maneira de provocar os três níveis do conhecimento”, afirmou  Jussara satisfeita com o desempenho dos acadêmicos.

O acadêmico Benhur Baptista ressaltou que “com esta atividade podemos ter uma noção ainda maior sobre o nosso futuro profissional, os desafios e o ‘teatro’ desenvolvido diariamente pelos advogados para convencer o magistrado”. Benhur trouxe sua irmã Mariana Baptista para ajudar na encenação.

Apresentações

O grupo que apresentou a proposta de Troca e Permuta, simulou a convenção de uma empresa fictícia chamada D´Ataq e durante a encenação exemplificou o que é a permuta.

Já os responsáveis pela Comissão utilizaram uma obra de Monteiro Lobato, que foi adaptada pelos integrantes, sobre a venda de uma fazenda.

Os acadêmicos de Fiança apresentaram a compra de uma casa com fiador, passando desde a imobiliária, advogado até o banco que realizaria o financiamento com a figura do fiador.

Por fim o contrato de transportes encenou sócios de um escritório de advocacia, com uma estagiária, conversando sobre os direitos e deveres no contrato.