IFPR lança projeto de capacitação para adolescentes e mães – Campus Palmas

IFPR lança projeto de capacitação para adolescentes e mães

O IFPR firmou parceria com a Escola de Integração Social de Palmas (EISPAL) e a Associação de Produtores Orgânicos (PROPLAN) para o desenvolvimento e implantação de um projeto de capacitação. O lançamento aconteceu na quarta-feira (20) e tem como objetivo capacitar os adolescentes e pais dos alunos da Escola na produção de horta orgânica para consumo próprio e comercialização.

O Instituto irá atuar de forma interdisciplinar com professores dos cursos de Engenharia Agronômica, Administração e Direito que irão ministrar módulos para os participantes nas áreas de Segurança Alimentar, Agricultura Orgânica Urbana, Economia Solidária e Direitos Básicos do Cidadão.

De acordo com o professor do curso de Engenharia Agronômica, Frank Lagos, o projeto veio de encontro aos anseios do Instituto de atuar no arranjo produtivo local. “Estávamos participando do Fórum Palmas Cidadã e fomos instigados a implantar um projeto de geração de renda. Ao mesmo tempo fomos procurados pela Escola para uma parceria na reforma da estufa. É uma forma de estimular a horta para melhorar a segurança alimentar e ainda uma opção de renda para as famílias”. Serão beneficiados diretamente 25 adolescentes e 12 pais.

A irmã Jane da EISPAL, acredita que este será um grande incentivo à famílias “desde o primeiro momento as mães mostraram-se animadas em participar e colocar em prática tudo o que aprenderem”.

Segundo a Irmã a escola recebeu recursos da Campanha da Fraternidade para investimentos e procurou a APROPAL para elaborar um projeto de reforma da estufa. Diante disto o coordenador técnico da Apropal, Dimorvan Santos, procurou o IFPR que acolheu a proposição e montou uma equipe de professores para o trabalho.

O projeto todo prevê a reformulação das estufas que hoje produzem hortaliças para o consumo dos alunos da EISPAL e também um trabalho de orientação e fornecimento da estrutura para que as famílias dos alunos possam plantar legumes e verduras orgânicas em seus próprios terrenos, para  o consumo  e para comercialização do excedente.