IFPR Campus Palmas realiza 1ª Mostra de Cursos, Ciência e Cultura – Campus Palmas

IFPR Campus Palmas realiza 1ª Mostra de Cursos, Ciência e Cultura

Nos dias 21 e 22, o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas, realizou a 1ª Mostra de Cursos, Ciência e Cultura. O evento aconteceu no Complexo de Educação Física e reuniu milhares de estudantes e pais de toda a região sudoeste do Paraná. O reitor em exercício, Luiz Gonzaga Alves de Araújo, também esteve visitando a Mostra.

Na oportunidade, os visitantes puderam conhecer melhor o que cada curso técnico e superior trabalha em salas de aula e em projetos de extensão. Distribuídos em estandes, tanto na parte interna do Complexo, como no exterior, professores e acadêmicos apresentaram um pouco do seu dia a dia no Instituto e seus instrumentos de aprendizagem.

O reitor em exercício, professor Gonzaga, elogiou a organização e a criatividade dos servidores e acadêmicos. “Cada curso usou muita criatividade para atrair e esclarecer os visitantes. A equipe está de parabéns também pela integração, isso faz com que as coisas aconteçam de maneira extraordinária”.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio André Guimarães Sobral, de Mangueirinha, Scheila Aparecida Moreira, contou que a visita foi esclarecedora. “Eu sempre tive vontade de cursar Pedagogia, mas não sabia ao certo quais atividades eu iria desenvolver na academia. No estande do curso aprendi um pouco mais e agora já sei o que eu quero para o meu futuro”, afirmou a estudante.

A diretora do Campus Palmas, Zita Castro Machado, afirmou que apesar do Campus não oferecer vagas para o início do ano, e sim para o segundo semestre de 2011, foi importante realizar a Mostra para que os estudantes pudessem conhecer melhor os cursos e se prepararem para fazer a escolha certa. “O Campus apresenta inúmeros cursos em diferentes áreas, por isso é importante que o estudante do ensino médio esteja ciente das vastas opções e faça a escolha certa para um curso gratuito e de qualidade”.

Criatividade

Para apresentar os seus cursos à comunidade, professores e acadêmicos usaram a imaginação. Quem chegava à Mostra encontrava a equipe do curso de Engenharia Agronômica e técnico em Agroecologia. Entre os vários atrativos do estande estavam a exposição de produtos orgânicos, dos tipos de solo e de pequenos e grandes animais, como coelhos e ovelhas.

O curso de Educação Física convidou os visitantes para uma avaliação física e para participar de aulas de aeróbica, dança e ginástica olímpica. “Preparamos tudo com muito carinho para nossos futuros acadêmicos. Professores e estudantes empenharam-se ao máximo para dar as boas vindas a todos”, afirmou a coordenadora do curso Gesiliane Kreve.

No estande de Pedagogia, demonstrações de brincadeiras lúdicas e jogos atraíam quem passava. No curso de Licenciatura em Artes houve exposição de trabalhos realizados pelos acadêmicos e desenhos caricatas feitos na hora.

Demonstração de Primeiros Socorros e análises atraíram os estudantes para o curso de Enfermagem e Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos. Tubos de ensaio e microscópio em destaque nos estandes de técnico em Análises Clínicas, Ciências da Natureza – Química e Biologia e Farmácia.

Professores e acadêmicos também apresentaram os cursos de Administração, Técnico em Vendas, Cooperativismo, Direito, Sistemas de Informação, Informática para Internet, Letras Português/ Inglês, Engenharia Civil, Técnico em Edificações e Ciências Contábeis.

Mostra de Cultura

Quem circulou pelo Complexo também pode acompanhar diversas atrações artísticas no palco da feira. Entre as atrações muita música e grupos de dança.