Projeto Jovem Consciente, Cidadão e Empreendedor é lançado no Colégio Estadual Quilombola – Campus Palmas

Na sexta-feira (22), foi lançado no Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira, o projeto Jovem Consciente, Cidadão e Empreendedor. O principal objetivo é integrar o jovem do Ensino Fundamental de 7ª e 8ª séries de escolas públicas situadas em áreas desfavorecidas economicamente, para receber formação de cidadão e orientações de ações empreendedoras.

No lançamento estiveram presentes os professores envolvidos no projeto, a diretora do Campus Zita Machado e o reitor substituto, Luiz Gonzaga Alves de Araújo.

O trabalho está sendo desenvolvido por docentes da área de Administração, Ciências Contábeis, Direito e por técnicos-administrativos. A coordenadora do projeto Melaine Camarotto conta que o projeto surgiu da realidade de Palmas, devido aos grandes bolsões de pobreza existentes no município. “Tradicionalmente, crianças e adolescentes oriundos de escolas públicas que estão localizadas em regiões carentes apresentam dificuldades em optar por uma vida melhor. Nossa intenção é propiciar cidadania, valores familiares, de emprego, vida coletiva, noções de empreendedorismo, felicidade e opção de escolha.”

Para formar as turmas que irão participar da 1ª etapa do projeto, os professores aplicaram uma redação, com o título “O que você espera da sua vida no futuro?” A partir disso, foram selecionados os alunos que tinham sonho e perspectiva de crescimento, e que já demonstrassem um olhar empreendedor, sendo que 27 iniciarão as aulas no próximo dia 04.

A aluna do Ensino Fundamental, Aniely Silveira, ficou emocionada quando soube que foi selecionada. “Eu estava esperando muito por isso, na minha redação escrevi que gostaria de ser policial para ajudar a comunidade. Tenho certeza que o projeto desenvolvido pelo IFPR vai me auxiliar”, concluiu.

Para a diretora da Escola Quilombola, Ana Dalla Giacomassa Oliveira, o trabalho desenvolvido irá instigar o aluno a esforçar-se mais nos estudos e despertar uma perspectiva maior de crescimento, além de fomentar a vontade de ser alguém que faz a diferença na sociedade”, afirmou.

O projeto deve ser estendido ainda às escolas Dom Carlos e Monsenhor Eduardo, no cronograma que segue até setembro de 2011.