Criatividade e bom humor no teatro de Direito
Publicado em
Os alunos do 9º período do curso de Direito soltaram a imaginação para apresentar peças de teatro relativas a procedimentos especiais. A ideia foi proposta pela professora Jussara Schmidt Sandri.
De acordo com a professora esta é uma prática que demonstra as situações reais de procedimentos especiais. “Eles precisam ter esta prática e o projeto pedagógico do curso prevê a pesquisa e a extensão como uma maneira de provocar os três níveis do conhecimento”, afirmou Jussara.
A acadêmica Vivian Gaio Vargas contou as apresentações ajudaram bastante no aprendizado, e acima de tudo no trabalho em grupo. “Quando nos reunimos todos participaram e deram sugestões, além disso, facilitou no entendimento do conteúdo”, afirmou.
Apresentações
A peça teatral do primeiro grupo teve como tema Inventário. Na história, com a morte de um fazendeiro, e após alguns desentendimentos, a família consultou um advogado para fazer o inventário e honrar as dívidas do falecido.
Também foi encenado pelos acadêmicos “Busca e Apreensão”. Uma agricultora não honrou suas dívidas e teve o trator apreendido, já que o bem estava alienado. Oficial de justiça e policial precisaram intervir para que o mandato fosse executado.
Após não conseguir vistas de uma documentação, um trabalhador precisou recorrer ao advogado para ter seu direito garantido. O Hábeas Data que garante o procedimento foi interpretado pelo terceiro grupo.
Moradores inadimplentes foram despejados de sua casa, na encenação de “Despejo”. Foi necessário a intervenção de um policial, cujo nome era “Capitão Nascimento”, para garantir que os inquilinos desocupassem o imóvel.
O último grupo apresentou Divórcio Litigioso e Consensual, onde os maridos divorciaram-se para assumir uma relação homossexual.
Homenagem
Após as apresentações a professora Jussara foi homenageada pela turma pelo empenho e dedicação às aulas.