Abertura oficial do 1º JIF celebra a união entre os campi e reforça o caráter pedagógico do esporte – Campus Palmas

Cerca de 600 pessoas participaram da cerimônia de abertura oficial do I Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIF Paraná), na noite da sexta-feira (19). O ginásio de esportes do Campus Palmas, anfitrião do evento, foi tomado pelo espírito de união e coletividade expressos pela motivação dos 350 alunos-atletas que representam as 12 unidades presentes.

Para muitos alunos, o JIF é a primeira oportunidade em uma competição esportiva com esta dimensão.

Presidindo a solenidade, o reitor Alipio Leal fez um agradecimento especial à equipe do curso de Educação Física de Palmas, responsável pela organização e logística do evento. “Em tempos difíceis, Geraldo Vandré dizia que quem sabe faz a hora não espera acontecer. Com a equipe que temos, o Paraná tem feito a sua hora e tem feito acontecer”, disse o reitor, lembrando que o Instituto recebeu as instalações do Campus Palmas apenas em março de 2010, tendo, com isso, muito trabalho e pouco tempo para a realização do concurso público e estruturação da unidade.

Para o reitor, a realização dos Jogos é uma meta atingida. “Desde o início do Instituto nós fazíamos planos para desenvolver um projeto completo, que envolvesse esporte, lazer, saúde e cultura para todas as nossas unidades, por isso, é com imensa alegria e satisfação que anunciamos a abertura dos Jogos”, declarou. Leal também destacou a importância da confraternização proporcionada pela atividade. “Temos aqui uma importante troca cultural; a oportunidade para muitos em conhecer uma nova região do Estado, de interagir com os colegas e amadurecer com essa relação”.

A diretora geral do Campus Palmas, Zita Castro Machado, deu boas-vindas às delegações e disse ser um grande desafio para a unidade receber os Jogos neste ano. “Desde que cheguei a Palmas não tive um momento sequer de tristeza ou de solidão porque essa comunidade me acolheu com muito carinho e certamente acolherá a todos vocês”, afirmou. Por se tratar de uma unidade que funciona há poucos meses, a diretora comentou sobre as dificuldades de infraestrutura superadas para os Jogos. “Nós jamais teríamos conseguido se não fosse o empenho do curso de Educação Física e dos estudantes que trabalharam com afinco preparando nosso evento”.

Zita também agradeceu à comunidade do município e às 15 empresas e instituições patrocinadoras dos Jogos. Para encerrar sua fala, a diretora reforçou o esporte como exercício cidadão. “Caros atletas, o esporte é uma ação pedagógica. Ao competir, aprendemos a ser solidários, quando alguém perde ou se machuca, como aconteceu com a nossa colega, por exemplo. Nem todos vão poder ganhar, mas eu espero que nos Jogos prevaleça o espírito olímpico. Vamos a luta!”, conclamou.

O coordenador de Ações Esportivas do IFPR, Francisco Paulo Trautwein, leu um trecho bíblico de Eclesiastes, que ensina sobre a lição conferida pelo tempo. “Diz que tudo tem seu tempo determinado, que há tempo para todo o propósito sob o céu. Há tempo de nascer e tempo de morrer; há o momento de plantar e o de colher. Não podemos esquecer que tudo o que semearmos livremente, seremos obrigados a colher mais tarde. As almas sensíveis reconhecem a hora certa de agir”, diz um trecho. Para o coordenador, já nos primeiros anos de funcionamento, o IFPR aponta para o “tempo certo” na educação profissional de qualidade. Trautwein anunciou que o JIF 2011 será realizado na cidade e Ivaiporã e que os Jogos de 2012 ocorrerão no Campus de Foz do Iguaçu. Além disso, para o próximo ano, o IFPR receberá o 1º Encontro de Esporte e Lazer dos Institutos Federais da Região Sul.

Na abertura, houve a entrada e o desfile das 12 delegações: Assis Chateaubriand, Campo Largo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e Palmas. O desfile foi seguido do hasteamento das bandeiras e do juramento, feito pela atleta representante do Campus Palmas, Leila Maria Padilha de Araújo. “Em nome de todos os alunos-atletas prometemos que tomaremos parte do 1º Jogos do Instituto Federal do Paraná, respeitando e cumprindo todas as regras que o regem num verdadeiro espírito esportivo, para a glória do esporte e honra de nossas equipes”, juraram os alunos.

A cerimônia também contou com a exibição de um vídeo apresentado nos Jogos Nacionais, que mostra a tocha olímpica em diferentes pontos turísticos do Brasil. No JIF Paraná, o responsável por acender a pira foi o atleta João Augusto Stingelin, representante do campus Palmas, na modalidade corrida Rústica. O aluno tem em seu currículo esportivo passagens por competições nacionais e internacionais (Venezuela, Bolivia, Itália).

Para o encerramento da solenidade, o Campus organizou cinco apresentações culturais: Dança do Ventre com Flamenco, pelo Studio Balé-Art Escola de Dança, com a participação da aluna do curso de Educação Física do Campus Palmas, Amélia Skiba; também a convite da unidade, a Escola Municipal Nascer para a Arte, do Departamento de Cultura de Palmas, apresentou o teatro “Charles Chapplin – Kids”; a Coreografia “Princesa Bailarina” e a Coreografia “Máscaras”. A última apresentação ficou por conta da turma da professora Mônica Pontes, da Academia Fit System, com uma Dança Árabe.

Estiveram presentes na solenidade, compondo a mesa de autoridades, o diretor geral do Campus Curitiba e reitor substituto, Luiz Gonzaga Alves de Araújo, e Marcos Gomes, representando o prefeito de Palmas, Hilário Andraschko.