IFPR e Prefeitura desenvolverão programas do governo federal no município – Campus Palmas

IFPR e Prefeitura desenvolverão programas do governo federal no município

O IFPR (Instituto Federal do Paraná), câmpus Palmas, e a prefeitura local, firmaram na última sexta-feira  (23)uma parceria para o desenvolvimento dos programas do governo federal Mulheres Mil e Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), no município.

Os cursos serão ofertados nas modalidades de formação inicial e continuada, de curta duração (em média 160 horas), e de cursos técnicos, para quem está fazendo o ensino médio (acima de 1.200 horas).

Pelo acordo firmado, o IFPR oferecerá os cursos e os docentes que farão a qualificação dos alunos, e a prefeitura ficará responsável pela infra estrutura necessária para viabilizar a implantação dos programas.

A reunião que formalizou a parceria entre a prefeitura e o IFPR, contou com a presença do prefeito Hilário Andraschko, da diretora geral do Câmpus, professora Dra. Ivania Marini Piton; do diretor administrativo e financeiro, Everton Machado do coordenador de Pesquisa e Extensão, Douglas Colombelli Sanches e ainda de diretores ligados à administração do município.

Mulheres Mil – é um programa do Governo Federal, através dos ministérios da Educação, do Trabalho e do Desenvolvimento Social , que objetiva garantir uma formação técnica e escolar às mulheres que se encontram à margem da estrutura social e econômica.

Segundo o prefeito Hilário Andraschko, tanto o programa Mulheres Mil como o Pronatec são muito interessantes porque garantem cidadania e renda, por meio da elevação da escolaridade, da formação profissional e do desenvolvimento de instrumentos para o alcance do êxito no mundo do trabalho.

A gestora do programa Mulheres Mil, do Instituto Federal do Paraná do Câmpus de Palmas, Mirele Carolina Jacomel, explica que “o programa vai oferecer a formação escolar até o ensino médio e a formação técnica voltada às necessidades do mundo do trabalho”.

A outra parceria entre o Instituto Federal do Paraná e a prefeitura vem do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), também do governo federal. “O programa tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores rurais e urbanos”, informa o coordenador de Ensino do Campus, Frank Silvano Lagos.

Fonte: Ivan Fochzato – Portal RBJ