Câmpus tem projeto aprovado na Universidade Sem Fronteiras – Campus Palmas

Câmpus tem projeto aprovado na Universidade Sem Fronteiras

O projeto intitulado “Avaliação da Qualidade da Água de Pequenas Propriedades Rurais de Município do Sudoeste do Paraná que Apresenta Baixo IDH”, coordenado pelo professor do curso de Farmácia Rodrigo Hinojosa Valdez, foi aprovado no programa de extensão Universidade Sem Fronteiras. O programa é vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná que irá destinar verba específica ao projeto.

A inclusão do projeto na seleção da SETI/USF proporcionará aos acadêmicos a participação em todas as etapas do projeto, aprendendo na prática conteúdos ministrados na teoria. Para Valdez “o projeto terá impacto positivo também na comunidade, uma vez que dezenas de produtores rurais serão atendidos pelo projeto, causando uma melhora na qualidade de vida dessas famílias bem como na melhoria da qualidade de seus produtos”, ressaltou o professor.

O projeto

A maioria dos pequenos produtores rurais da região utiliza fontes inadequadas de água, tanto para o seu próprio consumo como para irrigar as lavouras. Nesse sentido o objetivo do projeto é avaliar a qualidade da água usada pelos produtores rurais, fazendo um diagnóstico da situação. Em seguida serão realizadas palestras educativas a fim de corrigir condutas inadequadas que levem ao consumo de água contaminada causando danos a saúde da população.