Alunos do Curso de Sistemas de Informação do IFPR Campus Palmas visitam fábrica de software – Campus Palmas

O colegiado de Sistemas de Informação do IFPR Campus Palmas, no dia 27 de outubro, levou seus alunos conhecer fábrica de software sediada em Chapecó/SC. A visita foi coordenada pela Professora Lauriana Paludo e teve como objetivo aproximar os estudantes do curso de Sistemas de Informação do ambiente real de uma fábrica de software para que consigam estabelecer relações dos conteúdos vistos em sala de aula com a experiência prática profissional de uma fábrica de software.
Os estudantes e professores do curso foram recebidos por um grupo de colaboradores da empresa, entre eles, o coordenador comercial, o coordenador de desenvolvimento, de implantação, de atendimento e da gerência de projetos, que apresentaram a estrutura organizacional da empresa, equipe, mercado de trabalho, produtos desenvolvidos, ferramentas e metodologias utilizadas para o desenvolvimento do software Sólidus, principal produto de software da empresa. O Sólidus é um sistema ERP completo e integrado, altamente especializado para redes de lojas, voltado ao dono da empresa e rico em informações gerenciais. É totalmente customizável às necessidades dos clientes e dispensa o gasto com licenças de produtos proprietários, operando com ferramentas gratuitas como o sistema operacional Linux e banco de dados postgres SQL.
A visita foi possível graças a um atendimento à comunidade prestado pelo IFPR em maio deste ano, onde um laboratório de informática do campus foi emprestado para a empresa realizar um treinamento com um cliente do município de Palmas. Em retribuição, a empresa recebeu os alunos e explicou seu funcionamento, bem como as formas de ingresso e de plano de carreira.
Entre os aspectos positivos apontados pelos estudantes que participaram da visita, estão os esclarecimentos das atividades realizadas na empresa; conhecer o ambiente de trabalho e como são organizadas e distribuídas as atividades diárias; a receptividade e atenção no esclarecimento de dúvidas por parte da empresa; o contato com os profissionais da área e a visão da carreira e mercado de trabalho passadas pela empresa.
Os alunos também avaliaram a importância de ter participado do evento como uma oportunidade de complementar sua formação e de conhecer a realidade de uma fábrica de software da região, relatando que se sentiram mais tranqüilos em relação ao que esperar do futuro como profissionais além de manifestarem o desejo de conhecer outras empresas.