Instituto Federal e Prefeitura de Palmas firmam parceria – Campus Palmas

Instituto Federal e Prefeitura de Palmas firmam parceria

Em reunião realizada na última segunda-feira, 18,  nas dependências do Instituto Federal do Paraná, a Prof. Dra. Ivânia Marini Piton, Diretora do Campus Palmas, os Coordenadores de Curso e os Diretores de Departamentos da Prefeitura Municipal de Palmas traçaram metas visando o desenvolvimento do município em vários setores.

PARCERIA
Logo após assumir o cargo, o prefeito João de Oliveira (PMDB) por algumas oportunidades reuniu-se com a Diretora do IFPR – Palmas prof. Dra. Ivânia Marini Piton, no objetivo de estabelecer uma parceria em que ambas as partes pudessem contribuir para o desenvolvimento do município. O IFPR com sua estrutura de laboratórios e complexo esportivo, coloca-se à disposição do município para receber a comunidade desenvolvendo projetos aproveitando os profissionais nas mais diversas áreas. Já o município oferece seus departamentos para que o Instituto possa desenvolver suas atividades na comunidade.

SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Os departamentos de Saúde e Assistência Social desenvolverão projetos em suas respectivas áreas em parceria com os cursos de Farmácia, Enfermagem, Química, Biologia e também cursos técnicos ligados ao setor.
Já em andamento o projeto Saúde na escola com a participação do curso de Enfermagem do IFPR, desenvolvido juntamente com os Departamentos de Educação e Saúde, o projeto consiste em realizar uma avaliação de saúde com os alunos realizando testes de visão, altura, peso e outros.
O departamento de Assistência Social, oferecerá em parceria com o curso de Química, principalmente, através do CRAS incentivos para que a comunidade aprenda a fabricar sabão, sabonete, detergentes, amaciantes e demais produtos de limpeza, como forma de começarem a ter economia em suas casas com esses produtos.

EDUCAÇÃO E ESPORTE
Com um invejável complexo esportivo, o IFPR irá se aproximar da comunidade, cedendo sua estrutura para que a administração municipal através dos departamentos de Educação e Esporte, enviem crianças em contra-turno para desfrutar de treinamentos nas quadras poliesportivas, campo de futebol, ginásio de Ginástica Artística e piscina semi-olímpica aquecida.
Além disso, nos períodos em que o município sediar eventos esportivos de âmbito regional e estadual, toda a estrutura, além de acadêmicos e estagiários estarão à disposição para auxiliar no desenvolvimento desses jogos.
Na área educacional, praticamente todos os cursos do IFPR estarão dando sustentação nas atividades e projetos desenvolvidos por ambas as partes, administração municipal e IFPR, especialmente os cursos de letras e pedagogia, será uma ferramenta importante para a elevação dos índices do ensino no município.

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E DESENVOLVIMENTO
Um dos objetivos da administração em conjunto com o IFPR é a geração de emprego e renda no município. Com a atração de empresas de ramo diferenciado e o incentivo às empresas já instaladas em Palmas, é necessário que se tenha mão de obra especializada para suprir as demandas das empresas e também do comércio, sendo que os alunos que se formam no IFPR permaneçam em Palmas prestando seus serviços.
Uma industria química está prestes a investir R$ 20 milhões em Palmas e vai necessitar de profissionais, outro objetivo é que Palmas se torne pólo tecnologico com pretensão de atrair empresas de fabricação de componentes de alta tecnologia, diversificando o mercado de empregos, para isso o curso de Sistemas de Informação irá dar o suporte necessário.
Já os cursos na área de engenharia e tecnológicos estarão levantando as potencialidades, as falhas e apontando soluções para o desenvolvimento do município, iniciando por um projeto de planejamento urbano e paisagismo, especialmente da região central, além de monitorar e fazer estudos com relação às enchentes em pontos isolados da cidade.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Os cursos ligados ao setor de Agricultura e Meio Ambiente, em especial o curso de agronomia também estarão desenvolvendo projetos e auxiliando a administração. O município de Palmas expandiu suas áreas de plantio de cultivo de soja, milho, feijão e outras culturas, além da forte potencialidade em cultivo de mudas frutíferas.
O município já possui uma estação experimental do IAPAR, desenvolvendo pesquisas no setor, a administração reativou o viveiro municipal e o departamento de agricultura está realizando um levantamento de toda a estrutura agropecuária do município, portanto todas as parcerias possíveis serão de grande valia.

RESULTADOS
Tanto o prefeito municipal João de Oliveira (PMDB) quanto a diretora do Campus do IFPR prof. Dra. Ivânia Marini Piton, são unânimes em dizer que as duas maiores instituições do município se reuniram para o desenvolvimento do município e por consequente a região “estamos nos colocando à disposição para que o IFPR se projete na comunidade e na região se inserindo na sociedade e auxiliando para o desenvolvimento social e cultural da população” diz Ivânia. Para o prefeito João de Oliveira a parceria com o IFPR é extremamente importante “temos o que pouquíssimas cidades no Brasil possuem, uma entidade de ensino federal, com estudantes de todo o Brasil, com profissionais de excelência, devemos aproveitar essa potencialidade em favor da nossa população, agradecemos ao IFPR pela apoio e é muito bem vinda essa parceria” continua o prefeito enfatizando que a administração irá passar, mas os benefícios para a população irão permanecer.