Professores e acadêmicos de Farmácia realizam campanha que orienta sobre o uso e descarte correto de medicamentos – Campus Palmas

Os professores e acadêmicos do curso de Farmácia, do IFPR Campus Palmas, desenvolveram um projeto, em conjunto com as escolas do município, sobre o uso racional dos medicamentos, do qual resultou na campanha de recolhimentos de medicamentos sem uso e também o desenvolvimentos de um folder informativo. Conforme o coordenador do curso de Farmácia, Rodrigo Valdez, a partir de uma história em quadrinhos, o material traz orientações sobre os procedimentos a serem adotados para descartar de forma correta os medicamentos. Informou que o folder será distribuído em toda a cidade, para que a população tenha consciência dos riscos que os medicamentos, usados sem prescrição médica, podem trazer.

A campanha iniciou no dia 04 de maio, com o recolhimentos de medicamentos na Praça Bom Jesus. Segundo o coordenador do projeto, Rodrigo Almeida, foram recolhidos cerca de 20 kg de materiais, sendo 01 kg de composição química, onde foram identificadas 230 substâncias com alto potencial nocivo à saúde humana, animal e ambiental. Outra constatação, é que a maioria dos medicamentos recolhidos eram destinados à tratamentos cardíacos e oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). Revelou também que há um consumo elevado de antidepressivos pela população de palmense.

Orientou as pessoas que ainda disponham de medicamentos vencidos ou sem uso, para se evitar contaminações humanas, ambientais e animais, para levarem os materiais até o curso de Farmácia no IFPR ou até a Vigilância Sanitária, para destinação correta. Durante a campanha, em maio, mais de 60% dos medicamentos encaminhados para descarte estavam vencidos. Outra orientação repassada, é para que sejam observados, além do prazo de validade, outros aspectos que garantem a qualidade dos medicamentos.

Fonte: Guilherme Zimermann (Portal RBJ)