Alunos do curso de Engenharia Agronômica visitam estação de melhoramento genético de milho – Campus Palmas

Alunos do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal do Paraná – Câmpus Palmas visitaram nessa quinta-feira (09) a estação de melhoramento genético de milho e unidade de produção de semente básica de soja de uma empresa multinacional, no município de Abelardo Luz, Santa Catarina. A visita foi realizada pela disciplina de Melhoramento Vegetal, ministrada pelo professor Paulo Bueno, que destacou a importância dessa viagem de estudos. “Essa empresa é uma das principais empresas de melhoramento genético que possui cultivares de soja de altas produtividades sendo produzidas no país inteiro, e agora está também desenvolvendo híbridos de milho de altas produtividades”. Ainda segundo o professor, esse contato com a empresa permitiu aos alunos ver como é a estrutura de uma unidade de melhoramento de milho, e como são produzidas as sementes de milho híbrido de altas produtividades que hoje existem no mercado. O melhorista de milho Rodrigo Gomes fez a apresentação da empresa, e situou os alunos sobre a importância do melhoramento genético do milho. Posteriormente, mostrou todas as etapas do melhoramento da espécie, desde a obtenção das linhagens até o lançamento do novo híbrido no mercado. Ressaltou o aumento da produtividade do milho do início do século 20 até a atualidade. Boa parte desses avanços se deve ao melhoramento genético.

Além disso, o melhorista mostrou à turma os implementos utilizados para os ensaios de avaliação dos novos genótipos desenvolvidos pela empresa, e disponibilizou vagas de estágio aos alunos do IFPR. O professor ressalta que são em visitas como essas que os alunos conseguem visualizar na prática tudo o que foi visto em sala de aula e que oportunidades de estágio como esta devem ser aproveitadas pelos alunos.

A segunda parte da visita foi na unidade de produção de semente básica de soja da empresa, com o técnico agrícola Rodrigo, o qual apresentou à turma a unidade de beneficiamento de sementes (UBS), onde a semente produzida é beneficiada, através da retirada de umidade, limpeza, classificação, e posterior armazenagem. Com isso, os estudantes conseguiram perceber as diferenças existentes na produção de sementes dessas duas espécies vegetais tão importantes para o desenvolvimento do nosso país.